5 razões para incentivar os estudantes a usar a Wikipedia - PORVIR
Crédito: Wikimedia Commons

Inovações em Educação

5 razões para incentivar os estudantes a usar a Wikipedia

A enciclopédia online tem um valor inestimável para estudantes que estão começando a aprender a pesquisar

por Matt Wilkins, para o Edutopia ilustração relógio 16 de novembro de 2021

A versão em português da Wikipedia inclui cerca de 1 milhão de artigos em português e outros 6,4 milhões em inglês, oferecendo acesso instantâneo ao conhecimento sobre quase todos os tópicos imagináveis. O fato de ser disponibilizada gratuitamente e sem anúncios (em 323 idiomas) é algo absolutamente estonteante. Ainda assim, os alunos são frequentemente desencorajados a usar este recurso.

Aqui estão cinco razões pelas quais eu acredito que devemos fazer o oposto – incentivar que usem e contribuam para expandir este vasto repositório de conhecimento – a partir da minha perspectiva como professor do ensino médio e cientista.

  1. É um bom lugar para começar: a Wikipedia é o primeiro lugar que muitos de nós vamos quando queremos saber de algo. Se você só precisa de uma visão geral de algo e como isso se conecta a outros tópicos, não há lugar melhor para ir do que a Wikipedia. Mas se qualquer um pode editar páginas, quão preciso ela pode ser? Desde o início, muitas pessoas (incluindo um de seus cofundadores) expressaram preocupação com a precisão da Wikipedia.Mas muitos estudos mostraram que a Wikipedia é uma fonte de informação bastante precisa, embora incompleta, sobre tópicos que vão desde produtos farmacêuticos a ciência política, e que seus artigos são tão precisos quanto recursos alternativos como a Britannica.Uma razão para isso é que os cientistas e outros especialistas estão constantemente editando e mantendo páginas em seus campos. É claro que, como um site de origem coletiva e altamente editado, existem erros, alguns dos quais duram muitos anos, mesmo depois de serem sinalizados. Uma tarefa potencialmente desafiadora e gratificante pode ser pedir aos alunos que identifiquem e corrijam esses erros.
  1. Ela contém muitos fatos básicos: às vezes você precisa de um fato genérico, e a Wikipedia é uma citação tão confiável quanto você provavelmente precisa para um fato como: a parte mais profunda dos oceanos do mundo é a Depressão Challenger. Além disso, às vezes a Wikipedia pode ser o único recurso gratuito e facilmente acessível para algumas informações. Ao desenvolver uma aula sobre o impacto de longo prazo dos vazamentos de óleo, não encontrei nenhuma outra lista tão completa com estimativas de volumes derramados.Além disso, a Wikipedia é frequentemente citada tanto em estudos científicos quanto em decisões judiciais. Isso não é necessariamente bom, mas este ponto pode ser um ótimo gancho para aulas engajadoras sobre educação midiática – como e quando é normal citar a Wikipedia? Citar a Wikipedia para apoiar um ponto de vista é um sinal de má ciência?
  1. Leva os estudantes a fontes adicionais: Mesmo que a Wikipedia não seja uma citação normalmente aceitável (você pode pedir aos alunos que leiam o aviso geral sobre isenção de responsabilidade do site), é um ponto de partida fantástico para os alunos se aprofundarem em um tópico. Muitos professores incentivam que os alunos sigam as referências indicadas nos artigos da Wikipedia para encontrar fontes primárias de informação válidas. Em vez de apresentar o site como um mero ponto de passagem para o aprendizado, as aulas poderiam se concentrar no aprimoramento das páginas da Wikipedia. Além de corrigir erros, os alunos poderiam adicionar citações adicionais e informações ausentes aos artigos existentes.Os alunos que tentam fazer isso nas dependências da escola muitas vezes descobrem que seu endereço IP foi bloqueado devido a vandalismo por alguns de seus colegas, exigindo que eles criem uma conta em uma rede Wi-Fi diferente. Isso leva a ganchos interessantes para discutir cidadania digital e como a Wikipedia lida com o vandalismo. Além disso, incentivar os alunos a editar as páginas irá apresentá-los às habilidades de tecnologia. O sistema de edição e moderação de páginas da Wikipedia é um pouco técnico e requer a curadoria cuidadosa de documentos complexos e colaborativos – uma demanda comum na força de trabalho de hoje.
  1. É onde a história está sendo ativamente escrita: Ter uma página da Wikipedia é uma nova métrica de legitimidade para figuras históricas e vivas. Por exemplo, há um esforço para criar páginas da Wikipedia para reconhecer o papel subestimado das mulheres na ciência. Este site também oferece um excelente ponto de partida para aulas interdisciplinares na intersecção da ciência e da sociedade.
  1. Oferece aos alunos a chance de fazer a diferença: em uma era de mudança climática e outros problemas globais surpreendentes que podem levar os alunos à apatia e à ansiedade ecológica, a Wikipedia oferece uma saída para uma agência real. Na escola e na vida em geral, os alunos raramente têm a oportunidade de ajudar a construir coisas ou resolver problemas que “importam” para os adultos. Como professores, podemos criar tarefas que desafiem os alunos a sintetizar novos dados, lidar com informações ausentes ou criar novas páginas de importância local ou global.Com isso, proporcionamos a eles a satisfação de contribuir para uma causa muito maior do que eles próprios e criar conteúdo para um dos sites mais visitados do mundo. Incentivar os estudantes a conhecerem um ambiente complexo ao clicar em links de acompanhamento na Wikipedia pode ajudar a estimular a curiosidade e criar uma base para projetos baseados em investigação que aprofundam o envolvimento cívico dos alunos.A Wikipedia está longe de ser uma plataforma perfeita, mas se encorajarmos os alunos a reconhecer seus pontos fortes e falhas enquanto participam do aprimoramento desta crônica coletiva de nossa espécie e de nossa compreensão do universo, podemos ensinar muitas lições valiosas: como saber o que é verdade, que a voz de cada aluno é importante e que, juntos, podemos realizar grandes feitos.

Confira uma lista de páginas interessantes para estimular uma pesquisa independente e/ou iniciar uma discussão


* Publicado originalmente em Edutopia e traduzido mediante autorização
© Edutopia.org; George Lucas Educational Foundation


TAGS

educação midiática, lista

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x