6 cursos de educação para começar 2019 - PORVIR
Crédito: Coloures-Pic / Fotolia.com

Inovações em Educação

6 cursos de educação para começar 2019

Inovação, novas metodologias e juventudes são alguns dos temas presentes nas formações selecionadas pelo Porvir

por Redação ilustração relógio 4 de janeiro de 2019

O começo do ano é sempre uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos. Pensando nisso, o Porvir selecionou cursos de educação que estão com inscrições abertas para ajudar quem planejou investir mais tempo em formação e quer começar a cumprir as resoluções de 2019 o mais rápido possível.

De inovação e novas metodologias até temáticas voltadas para a juventude, os cursos são online e presenciais, e muitos deles são gratuitos. Confira as dicas:

Mudanças de tempos e espaços para a inovação pedagógica
Com 15 horas de carga horária, o curso online faz uma análise do modelo tradicional de escola. São discutidas práticas e estratégias para romper esse formato, além de apresentar experiências educacionais inspiradoras. Ministrado pelas professoras. Dra. Silvia de Oliveira Kist e Dra. Patrícia Behling Schäfer, ele tem certificado válido pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. O curso é gratuito.

FLIP: A Sala de Aula Invertida
Aulas expositivas em casa, exercícios, trabalhos em grupo e discussões em sala. Essa é a proposta da sala de aula invertida. Com explicações curtas e objetivas, em vídeo, áudio e multimídia, o curso apresenta fundamentos da metodologia. Durante o curso, os participantes terão a possibilidade de interagir com o professor Wilson Azevedo. O curso tem carga horária de 20 horas e o investimento é de R$220.

Juventudes em curso: trajetos e afetos
Realizado pelo Itaú Social, em parceria com o Instituto Singularidades, o curso gratuito de extensão universitária tem a proposta de qualificar o debate sobre temáticas das juventudes brasileiras de baixa renda. Voltado a educadores e gestores de organizações da sociedade civil e instituições públicas, ele terá 60 horas de atividades presenciais, em São Paulo, e 62 horas de atividades online.

STEM: Uma metodologia para engajar os alunos nas aulas de Ciências
Ministrado pela professora Lilian Bacich, o curso explica o que é STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e estimula o desenvolvimento de novas estratégias para as aulas de ciências. Entre outros tópicos, ele também apresenta elementos da Aprendizagem Baseada em Projetos. O curso tem carga horária de 3 horas e está disponível mediante assinatura digital da Nova Escola.

Arte na Escola Contemporânea
O Instituto Arte na Escola, que atua há 30 anos na formação continuada de professores, oferece o curso a distância que trata de temas contemporâneos de artes com foco na metodologia de projetos. Durante todo o curso, o professor terá acompanhamento para a elaboração de atividades pedagógicas que podem ser desenvolvidas no dia a dia da escola, integrando linguagens artísticas, teorias, tecnologias e patrimônio cultural. Com duração de sete meses, o curso custa R$ 650.

Curso Aprendizagem Criativa/MIT
Neste curso online do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA) com legendas em português, o professor Mitchel Resnick apresenta os fundamentos da aprendizagem criativa seguindo o modelo dos 4 Ps (projetos, paixão, pares e pensar brincando) e explica como essas ideias foram inspiradas pela maneira como as crianças aprendem no jardim de infância. São ao todo seis módulos e o último deles discute por que é necessário apoiar o desenvolvimento dos estudantes como pensadores criativos na sociedade atual. As atividades são gratuitas.


TAGS

cursos, formação continuada, tecnologia, videoaulas

Deixe um comentário

avatar
500
  Acompanhar a discussão  
Tipo de notificação