6 cursos gratuitos para professores se prepararem para 2023 - PORVIR
Engin Akyurt / Pixabay

Inovações em Educação

6 cursos gratuitos para professores se prepararem para 2023

Confira a lista do Porvir com dicas de cursos gratuitos para lhe ajudar na preparação das aulas

por Redação ilustração relógio 6 de fevereiro de 2023

Ficar por dentro de tendências educacionais e encontrar novas maneiras para engajar estudantes é uma tarefa constante na vida de quem é professor. Há sempre uma formação nova a fazer ou algo diferente para aprender e que pode ser incluído na aula. 

Desde temas que não foram vistos durante a graduação, até assuntos que podem ser aprofundados, buscar cursos que auxiliem o crescimento pessoal e profissional garante que as aulas sejam cada vez mais ricas e inovadoras. 

O Porvir reuniu abaixo sugestões de cursos em áreas como educação infantil, temáticas indígenas, educação profissional e outros, todos gratuitos. Confira abaixo a nossa seleção:

Educação profissional e tecnológica e o ensino médio

Este curso é uma opção para quem deseja se aprofundar nas leis e nos caminhos percorridos até o formato de ensino médio atual.

Oferecido pela plataforma Polo, é uma chamada à reflexão sobre esta etapa de ensino e também como se dão os impactos nos currículos a partir de uma aprendizagem baseada no desenvolvimento de competências e habilidades. A formação busca ampliar os conceitos de juventude e da noção de formação profissional. O curso oferece certificado.

Acesse

Direitos autorais na produção de material didático

Como utilizar corretamente obras de terceiros? Por que é importante identificar obras protegidas por direitos autorais? O curso online e gratuito da FGV (Fundação Getúlio Vargas), com autoria do especialista Sérgio Branco (doutor em direito civil pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro), foi elaborado para atender, principalmente, aos professores de diferentes níveis de ensino. O curso não oferece certificado, mas é possível receber uma declaração de participação.

Clique aqui para conhecer

Mais natureza nas aulas

O Instituto Alana, em parceria com o Instituto Singularidades, lançou a formação online e gratuita voltada para educadores do ensino fundamental 1 e da educação infantil que incentiva a trazer mais natureza para dentro das escolas. 

O curso tem início imediato e conta com certificação de extensão. A proposta principal é oferecer aos participantes formas de pensar e criar vínculos afetivos com a natureza, o protagonismo infantil e a contribuição desses educadores no fomento dessas relações entre as crianças e o meio ambiente. 

Inscrições

As inscrições e o início imediato do curso estão disponíveis no site do Instituto Singularidades. Para realizar a inscrição, o aluno deve seguir o passo a passo como se fosse efetuar a compra do curso pelo site. Por ser gratuito, o custo do curso aparecerá como R$ 0,00 (zero reais) e é necessário percorrer esses passos para confirmar a inscrição. Para mais informações, basta enviar um email para: suportetecnico@singularidades.com.br

Acesse o curso 

Leia também

‘Com Projetos de Vida, voltei a estudar e a gostar de trabalhar’

ACESSAR

4 propostas pedagógicas antirracistas para as escolas refletirem e praticarem

ACESSAR

23 cientistas brasileiras que todos precisam conhecer

ACESSAR

Um mergulho na primeira infância

A OEI (Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil) abriu inscrições para uma capacitação com foco na primeira infância. Voltada tanto para professores quanto para gestores, as 64 horas do curso abordam temas como: A importância do brincar na educação infantil; acompanhamento e avaliação educacional; desenvolvimento de aprendizagens das crianças; espaços nas unidades educativas, entre outros. 

Gratuito, o curso traz também uma discussão sobre a importância dos espaços para o desenvolvimento das crianças. 

Para saber mais, acesse aqui  

Formação de professores: temáticas indígenas na educação

O Museu das Culturas Indígenas (MIC), em São Paulo (SP), apresenta a nova etapa do ciclo formativo que é realizado todos os meses na sede da instituição. 

São oficinas e atividades de formação que trazem como eixo central as abordagens indígenas em escolas e espaços de aprendizagem. No dia 16 de fevereiro, das 10h às 12h e das 14h às 16h, por exemplo, acontece uma formação de professores com a participação de mestres de saberes indígenas da organização. 

Vale acompanhar a agenda de formações educativas oferecidas pelo MIC durante todo o ano.

Para saber mais, acesse 

Metodologias ativas: aprendizes protagonistas

Potencializar o trabalho do professor, a autoria e a autonomia dos estudantes. Nesta formação, oferecida pela plataforma Escolas Conectadas, são apresentadas estratégias de metodologias ativas. Alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o curso aborda competências digitais e a relação com habilidades socioemocionais e cognitivas. 

Quer saber mais? Clique aqui


TAGS

ensino fundamental, formação de professores, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x