6 cursos rápidos para professores no segundo semestre de 2022  - PORVIR
Crédito: pikisuperstar/Freepik

Inovações em Educação

6 cursos rápidos para professores no segundo semestre de 2022 

Confira sugestões para melhorar suas práticas e projetos escolares neste segundo semestre

por Redação ilustração relógio 30 de agosto de 2022

Passado o primeiro mês do semestre letivo, educadores podem precisar de ajuda para diversificar aulas, tornar materiais pedagógicos acessíveis a todos, lidar com questões emocionais ou usar vídeos de maneira a enriquecer a aprendizagem. Confira abaixo cursos gratuitos que podem colaborar na melhoria das suas aulas. A maior parte deles concede certificados de conclusão.

Acolhimento e bem-estar na sala de aula

A Vivescer, uma iniciativa do Instituto Península, em parceria com o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), promove o curso gratuito com o objetivo de combater os índices elevados de ansiedade, estresse e sintomas de depressão entre jovens, apontados por pesquisas nacionais e internacionais na volta às aulas presenciais. 

Entre as ferramentas apresentadas no curso estão os diários de aprendizagem, as rodas de escuta e o feedback construtivo. Essas ações podem ser aplicadas por professores de todas as disciplinas.

O curso tem carga horária de 40 horas, possui certificação do Instituto Singularidades e todo o material disponível vai ao encontro das diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e do Novo Ensino Médio. 

Alfabetização como foco da gestão educacional

Na Plataforma Polo, o curso autoformativo de 8 horas desenvolvido pela Comunidade Educativa CEDAC foi pensado para apoiar gestores educacionais no desenvolvimento de política de apoio à recuperação das aprendizagens especialmente focada na alfabetização, considerando o grande impacto do período sem aulas presenciais durante a pandemia, e também a sua importância para o desenvolvimento e a continuidade com sucesso de toda a trajetória escolar dos estudantes. 

E como faz isso? Entre os objetivos de aprendizagem estão compreensão e análise de concepções de alfabetização; construção e revisão do diagnóstico do cenário da alfabetização na rede; e organização do planejamento do aprimoramento do trabalho de alfabetização na rede. Com certificação.

ATIVAR! Medodologias ativas por WhatsApp

O ATIVAR! é um programa oferecido pela Faculdade de Educação e pelo Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas da USP (Universidade de São Paulo) em parceria com o Instituto iungo. Com duração de 40 horas, os cursos são gratuitos e online, com emissão de certificados pela USP, nas áreas de: ciências, humanidades, linguagens, projetos de vida e novas arquiteturas pedagógicas. 

O curso é flexível, com a mão na massa e encaixa na sua rotina: é preciso se dedicar 15 minutos diários, de segunda a sexta, nos estudos individuais e nas interações com colegas de todo o país. Há encontros de uma hora por semana com um tutor da USP e grupos de até 6 educadores para desenvolver o projeto prático.

Capacitar para incluir

O projeto “Capacitar para Incluir”, organizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, tem o objetivo de contribuir para o acesso de crianças e adolescentes cegos ou com baixa visão à educação.  Neste curso, educadores vão aprender a produzir recursos que permitam a alunos com deficiência visual construir conhecimentos, compreender conceitos, e concretizem o que está sendo exposto verbalmente. Para isso, é preciso planejar, respeitar as diferenças e garantir a participação de todos. 

Serão duas turmas, de 1 a 8 e também de 22 a 29 de outubro, no formato online.

Leitura – O mundo além das palavras

Com o objetivo de ajudar professores na difícil missão de formar leitores mais competentes, despertar o prazer pela leitura e auxiliar professores a enfrentar o desafio da falta de interpretação em sala de aula, o Instituto GRPCOM lança o curso “Leitura: o mundo além das palavras”. 

No formato EAD, totalmente gratuito, e com certificação da Universidade Tuiuti do Paraná, o curso traz conteúdos exclusivos, dicas pedagógicas, além de aulas e entrevistas com referências na área, como Marta Moraes da Costa, professora sênior da UFPR e membro da Academia Paranaense de Letras. O curso ressalta ainda o papel dos professores, de todas as disciplinas, na formação de leitores e disponibiliza ferramentas de multiletramento para auxiliar no encantamento desse leitor.

Minuto Escola – Curso de vídeo gratuito e online

O curso sobre técnicas de audiovisual realizado pelos cineastas Marcelo Masagão e Moira Toledo oferece certificação em parceria com Secretarias de Educação. A carga horária é dividida em 6 horas de aulas assíncronas em formato de vídeo e encontros síncronos opcionais às segundas-feiras (sempre às 19 horas), para resolução de dúvidas. 

Para aprovação, os participantes devem acompanhar no mínimo 75% das aulas assíncronas, fazer uma prova multiteste com 70% de acertos, e fazer pelo menos 1 vídeo: 1 trabalho de animação ou 1 vídeo de até um minuto.


TAGS

cursos

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x