6 formas de levar a Copa para dentro da sala de aula - PORVIR
Matthew Cole / Fotolia.com

Como Inovar

6 formas de levar a Copa para dentro da sala de aula

Porvir apresenta alguns recursos digitais que ajudam a trabalhar conteúdos ligados ao torneio que se aproxima

por Redação ilustração relógio 23 de maio de 2014

Algumas ruas já começaram a ser enfeitadas de verde e amarelo e o álbum de figurinhas do evento virou a sensação entre adolescentes. Que tal aproveitar esse momento e usar o interesse dos alunos pelo futebol para tornar as aulas mais divertidas?  Entre animações, jogos, vídeos e infográficos, o professor pode escolher as atividades que mais bem se adaptem a sua turma, aumentando o engajamento entre os estudantes.

Originalmente criada para a Copa de 2014, que aconteceu no Brasil, esta matéria foi atualizada com conteúdos referentes ao torneio da Rússia. O texto foi revisado para adequá-lo às necessidades de educadores explicarem o país que sedia o mundial de 2018 para seus alunos.

Com base em pesquisas feitas na plataforma Escola Digital, sites especializados em futebol e canais no YouTube, o Porvir reuniu dicas de recursos interativos que usam o futebol e a Copa para trabalhar conteúdos de física, história, matemática, interpretação de textos e atualidades. Em cada um, são apontadas as disciplinas, as séries e a infraestrutura necessária para usar o objeto digital.

Leia mais:
32 experiências educacionais inovadoras nos países que disputam a Copa do Mundo
– Projeto convoca torcida a enviar palpites de jogos da Copa e desafiar previsões matemáticas

1. Game labirinto da tabuada

Em um campo de futebol, para chegar até o gol o aluno precisa estar com a tabuada na ponta da língua. O jogo propõe um desafio envolvendo as operações de multiplicação. Antes de iniciar a partida, o estudante escolhe duas tabuadas para trabalhar e só pode se locomover no campo pelas casas que contêm resultados de uma das opções que escolheu.

– Disciplina/tema: matemática

– Séries: ensino fundamental

2. Animação mostra a física por trás do futebol

Quem disse que em uma partida de futebol não é possível aprender sobre física? Durante uma situação de jogo, a cor da roupa dos jogadores pode influenciar na absorção de luz e, consequentemente, no rendimento da equipe. Com essa animação é possível trabalhar conteúdos ligados a ondas eletromagnéticas, cores e luz.

– Disciplina/tema: física

– Série: ensino médio

3. Teste de conhecimentos gerais

Com uma combinação de leitura, interpretação e coordenação motora, o jogo testa os conhecimentos dos estudantes sobre assuntos relacionados à Copa do Mundo. Após responder as perguntas e acertar, o aluno ganha cinco tentativas de fazer um chute para o gol.

– Disciplina/tema: conhecimentos gerais (temática da Copa)

– Série: ensino fundamental

4. Jogo da memória com passes e jogadas de futebol

Ao assistir a um jogo de futebol, é comum ouvir o locutor falando os nomes de algumas jogadas como passe, pedalada e corte. Para testar os conhecimentos sobre essas expressões, o jogo da memória relaciona imagens que ilustram as jogadas mais comuns do esporte com seus respectivos nomes.

– Disciplina/tema: educação física

– Série: ensino fundamental

5. Fim da União Soviética

O vídeo com infografia explica o processo que culminou na dissolução da União Soviética e no fim da Guerra Fria.

– Disciplina/tema: história

– Série: ensino médio

6. As 11 cidades da Copa

Na Rússia serão 11 as cidades que receberão a Copa, uma a menos que o Brasil, mas nem por isso o país deixou de investir muito dinheiro para erguer estádios e preparar a infraestrutura. Vale a pena conferir a história de Sochi, cidade que serve como base da seleção brasileira.

– Disciplina/tema: língua portuguesa, geografia e história

– Série: fundamental e ensino médio

*** Atualizada em junho de 2018 com links sobre a Copa do Mundo da Rússia


TAGS

dispositivos móveis, ensino fundamental, ensino médio, jogos, videoaulas

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest
7 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
7
0
É a sua vez de comentar!x
()
x
X