6 moocs de programação e afins - PORVIR
crédito everythingpossible / Fotolia.com

Como Inovar

6 moocs de programação e afins

Cursos abordam desde características de sistemas operacionais até linguagens de programação; Coursera oferece certificado

por Redação ilustração relógio 28 de janeiro de 2014

Programe ou seja programado é o lema usado por muitos professores e pesquisadores. Silvio Meira, por exemplo, é um dos que fazem parte desse time. Engenheiro, Meira – que é um dos principais pensadores brasileiros sobre a tecnologia da informação – diz que “a escola precisa preparar os alunos para programar”.

E nada melhor do que a própria internet para dar uma força no aprendizado. Se você não é adepto dos sites para aprender programação na prática (leia matéria sobre site para programar), quem sabe prefere começar por um Mooc? O Porvir fez uma lista com seis deles, de universidades como Stanford e Berkeley, que ensinam desde as características dos sistemas operacionais até linguagens de programação; três deles com legenda em português.

Confira abaixo:

Metodologias de programação
O curso, que é ministrado pelo professor Mehran Sahami da Universidade de Stanford, é dividido em 28 aulas que abordam diversas metodologias de programação. Em inglês, mas com legenda disponível em português, o curso não oferece certificado.

Desenvolvendo aplicativos para iPhone
Com legenda em português, o curso – oferecido pela Universidade de Stanford – é dividido em 17 videoaulas que tratam desde a construção de aplicativos até animações. Não oferece certificação.

Introdução à Ciência da Computação
Do MIT, o curso  é dividido 24 aulas e ensina, entre outras coisas, sobre padrões de códigos comuns, métodos de bisseção, algoritmos e produção binária. Com legenda disponível em português, o curso não oferece certificado.

Sistemas operacionais e programação
Da Universidade da Califórnia, Berkeley, o curso de sistemas operacionais e programação é dividido em 27 aulas. Sem legendas, o material aborda desde as características de um sistema operacional até a aplicação de suas linguagens. Não oferece certificados.

Programação avançada
Sem legenda disponível em português, o curso de introdução à ciência da computação oferecido pela Universidade de Stanford, trata de temas como a similaridade entre diferentes tipos de linguagem e a construção de templates. Dividido em 27 aulas, o curso não oferece certificados.

Sistemas Digitais: Das portas lógicas ao processador
Da Universidade Autônoma de Barcelona, o curso – disponível em inglês e espanhol – vai começar no dia 17 de fevereiro. Nele, os usuários vão aprender a projetar sistemas digitais de média complexidade, descrever e sintetizar sistemas digitais e compreender o funcionamento dos computadores, sem pagar nada. Para receber um certificado, o aluno precisa pagar uma taxa de US$ 49.


TAGS

dispositivos móveis, mooc, programação, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

12 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
12
0
É a sua vez de comentar!x