8 ferramentas para facilitar a aproximação entre famílias e escolas - PORVIR
crédito: NLshop / Fotolia.com

Inovações em Educação

8 ferramentas para facilitar a aproximação entre famílias e escolas

Tecnologia pode ajudar a melhorar a comunicação escolar e ampliar o envolvimento dos pais ou responsáveis

por Redação ilustração relógio 6 de outubro de 2016

S
Este conteúdo faz parte da
Série Engajamento Familiar

A agenda escolar está longe de ser uma das estratégias mais eficientes para facilitar a comunicação entre famílias e escolas. Pensando nisso, cada vez mais surgem ferramentas que utilizam a tecnologia para engajar os pais ou responsáveis na educação dos filhos.

Com foco na comunicação escolar ou até mesmo na sugestão de atividades para aumentar o envolvimento das famílias, esses recursos tornam a interação mais rápida e segura. Confira uma lista de ferramentas selecionadas pelo Porvir:

Pertoo
Para reduzir a impressão de bilhetes, o aplicativo aposta na comunicação móvel como estratégia de aproximação entre famílias e escolas. Além de permitir o compartilhamento de informações em tempo real, por mensagens de texto ou arquivos multimídia, o aplicativo oferece canais de interação com diferentes públicos: professores, coordenadores e secretarias. O Pertoo pode ser integrado com o sistema de gestão escolar e também permite adaptações personalizadas no design da ferramenta.

Remind
Além de concentrar a comunicação escolar em um único lugar, o Remind permite que os usuários escolham como gostariam de receber notificações no seu telefone, e-mail ou computador. Também existem recursos que permitem a criação de grupos para facilitar a comunicação entre equipes participantes da associação de pais. Com a ferramenta, famílias e escolas podem programar lembretes e traduzir as mensagens para outros idiomas.

ClassApp
O aplicativo valoriza a privacidade das mensagens enviadas e organiza o fluxo de comunicação entre famílias e escolas. Além de transmitir mensagens aos familiares, também permite que os pais possam se conectar diretamente com diferentes departamentos da escola. As escolas configuram a ferramenta para permitir que as mensagens sejam enviadas diretamente para os professores ou encaminhadas para o coordenador ou equipe específica.

EduqMais
Como alternativa para ter amplo alcance e oferecer um recurso totalmente gratuito para as famílias, a ferramenta EduqMais trabalha com o envio de mensagens de celular (SMS) para famílias e escolas se aproximarem. Os recados trazem sugestões de atividades cotidianas que eles podem fazer juntos para apoiar no desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Connect Escolas
Na tentativa de aposentar a agenda escolar, o aplicativo oferece um calendário digital que ajuda lembrar a data de reuniões, provas e entregas de trabalhos ou lições de casa. Além das ferramentas de comunicação instantânea, o Connect Escolas tem recursos para fazer pesquisas, solicitações de autorizações e confirmações de presença em reuniões. Outro recurso também permite as famílias avisarem quando estão chegando perto da escola para buscar os alunos.

SmartBaby
A ferramenta é voltada para aproximar os pais da rotina escolar de crianças. Ela permite compartilhar uma série de informações que ajudam as famílias acompanharem a alimentação dos bebês, o seu desenvolvimento cognitivo, motor e social, a hora do sono e tantas outras atividades diárias. Também possibilita enviar fotos, recados e pedidos de materiais.

Agenda Kids
Na Agenda Kids, as famílias podem ter controle sobre as atividades escolares dos filhos e ainda conseguem manter o contato com os professores. Os pais ou responsáveis conseguem receber fotos das crianças, informações sobre o seu desempenho e até mesmo uma programação com o cardápio semanal da escola. Os professores também conseguem organizar planos de aula com previsão dos conteúdos e objetivos a serem alcançados. Assim, terão ainda maior controle sobre a educação dos filhos.

Diário Escola
A ferramenta funciona como uma agenda eletrônica para dispositivos móveis ou web. Entre as funcionalidades oferecidas pelo Diário Escola, os educadores podem compartilhar atividades realizadas pelas crianças durante o dia e enviar mensagens para os pais.


TAGS

engajamento familiar, série engajamento familiar, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x