8 livros para conversar com as crianças sobre assuntos difíceis - PORVIR
Crédito: SDI Productions/iStock

Inovações em Educação

8 livros para conversar com as crianças sobre assuntos difíceis

Especialistas em literatura infantil indicam obras de autores e ilustradores brasileiros para promover o debate sobre temáticas mais delicadas

por Ana Luísa D'Maschio ilustração relógio 18 de abril de 2023

A literatura é um caminho para os professores puxarem boas conversas com as crianças sobre temas diversos, inclusive os mais delicados. Seus personagens cumprem uma jornada para superar desafios e trazem características com as quais os leitores podem se identificar. Com sensibilidade e delicadeza, autores e ilustradores retratam temas difíceis como bullying, gênero, luto, conflitos e sexualidade, e permitem que os pequenos imaginem e debatam o que vem a seguir.

Neste 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil, o Porvir contou com a participação de pesquisadores do grupo Literatura de Berço, projeto que há 10 anos promove a leitura entre famílias, cuidadores e educadores, para selecionar 8 obras infantis brasileiras que podem ser levadas às salas de aula e aos espaços de leitura compartilhada. Confira!

Para conversar sobre luto

Agora pode chover
Celso Sisto, com ilustrações de Anna Cunha
Editora Melhoramentos


Tatiana tem 7 anos e adorava a companhia do com o avô. Deitados na grama, costumavam conversar sobre tudo, inclusive sobre quando ele não estivesse mais ao lado da menina. “Quando você sentir a minha falta, olhe para o céu. Com certeza eu estarei voando perto de você”, combinaram. E assim o amor da neta resiste, em uma narrativa que transforma a ausência em uma presença bonita e delicada.

Para conversar sobre gênero

Pode pegar! 
Janaína Tokitaka
Editora Boitatá

O que é coisa de menino ou coisa de menina, se podemos escolher o que quisermos? Voltado para crianças em fase de alfabetização, o livro da ilustradora e escritora paulistana Janaína Tokitaka aborda como as crianças percebem os estereótipos de gênero sem os preconceitos dos adultos. Na história, um coelho e uma coelha, irmãos, emprestam roupas e acessórios, incentivando o debate sobre a construção da identidade.

Para conversar sobre bullying

Ernesto
Blandina Franco, com ilustrações de José Carlos Lollo
Editora Fontanar/Companhia das Letrinhas

Com imagens e frases curtas, o livro instiga as crianças a entender quem é o Ernesto e se colocar no lugar do personagem. Ele é uma pessoa? Por que ninguém gosta dele e por que ele se sente tão sozinho? Será que é por ser diferente? Neste link, a editora Fontanar disponibiliza um Manual do Professor, com possibilidades para abordar a obra na sala de aula. 

Para conversar sobre prevenção ao abuso sexual

Leila 
Tino Freitas, com ilustrações de Thais Beltrame
Abacatte Editorial

Ambientado no fundo do mar, o livro apresenta a história de Leila, baleia jubarte que tem medo do assédio de Barão, seu vizinho, que a deixa sem reação, a ponto de desistir de nadar. Apesar da angústia, e com a ajuda dos amigos, ela encontra forças, retoma a voz e dá fim às ameaças do agressor. 

Para falar sobre medo e diferenças

O menino e o mar
Lulu Lima, com ilustrações de Lalan Bessoni
Editora Mil Caramiolas

“Você vai mergulhar no mar?” O livro é uma conversa entre duas crianças sobre superação e coragem. O menino morre de medo da água e não vê beleza no mar, enquanto a menina, que é deficiente visual, encontra beleza e poesia em cada detalhe. 

Para conversar sobre separação dos pais

Lá e aqui
Carolina Moreyra e Odilon Moraes
Editora Pequena Zahar 

Para os pequenos, entender a separação de um casal pode ser difícil. O livro traz a percepção de uma criança sobre quando sua casa se transforma em duas e como seus pais, mesmo não morando juntos, fazem de tudo para manter o amor e os cuidados de sempre.

Para conversar sobre inclusão

Menino baleia
Lulu Lima, com ilustrações de Natália Gregorini 
Editora Mil Caramiolas

Roger é um menino que carrega um mar dentro de si, onde mora uma baleia. Como ele lida com a escola e os amigos? As autoras utilizam a metáfora para abordar as necessidades das crianças que têm TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) e traduzir o universo do garoto. 

Para conversar sobre representatividade

Amoras
Emicida, com ilustrações de Aldo Fabrini
Companhia das Letrinhas

Embaixo de uma amoreira, pai e filha conversam sobre a beleza das amoras: quanto mais pretas, mais doces. O livro sobre representatividade e resistência negras é baseado em uma conversa do rapper Emicida com sua filha, Estela. 

Relacionadas

14 livros e atividades sobre acolhimento para as crianças

ACESSAR

20 livros e atividades para falar sobre guerras com crianças e jovens

ACESSAR

‘A leitura de quadrinhos leva sempre a outros tipos de leitura’

ACESSAR

TAGS

cultura, educação infantil, ensino fundamental, literatura

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x