Ensino Médio Integral é a melhor alternativa para a educação, segundo pesquisador - PORVIR

Saiu na Mídia

Ensino Médio Integral é a melhor alternativa para a educação, segundo pesquisador

por Redação ilustração relógio 20 de setembro de 2022

Na pesquisa de opinião “Percepções sobre a Educação Pública e o Ensino Médio no Brasil”, encomendada pelo Instituto Natura e pelo Instituto Sonho Grande, 84% dos entrevistados avaliam o Ensino Médio Integral de forma positiva e associam esse modelo aos bons resultados educacionais. Dos pais, mães e/ou responsáveis entrevistados, 75% gostariam que seus filhos estudassem em uma escola de Ensino Médio Integral. O levantamento ouviu 6.545 pessoas em todos os estados do país e no Distrito Federal.

Alexandre Schneider, pesquisador e ex-secretário de Educação de São Paulo, enumera três desafios para o Ensino Integral ser colocado em prática em todo o país. O primeiro é o espaço físico na rede pública. O pesquisador explica que com o ensino integral, alunos de diferentes turnos podem deixar de ser atendidos, sendo necessário o investimento na construção de novas unidades para a ampliação da rede.

O segundo é que os educadores, muitas vezes, acumulam mais de um vínculo empregatício. “É impraticável exigir que um professor deixe um emprego que complementa sua renda para focar em apenas um”, avalia Alexandre. “Para isso tem que ser feito um incentivo partindo dos gestores públicos.”

O terceiro desafio se refere ao oferecimento de um currículo híbrido, ou seja, educacional e profissionalizante, para que os alunos saiam preparados para o mercado de trabalho.


Leia a matéria original em CNN Brasil

TAGS

ensino médio

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x