Prêmio busca tecnologias sociais inovadoras
Instituto 3M oferece R$ 30 mil a universitários com projetos na área de saúde, educação e meio ambiente; inscrições até 3/12
por Vinícius Bopprê 16 de outubro de 2012
Transformação de bambu em produtos artesanais com o objetivo de gerar renda para uma comunidade de agricultores em Bauru, interior de São Paulo. Implantação de colônias de abelhas sem ferrão em propriedades rurais do Amazonas. Criação de oportunidades de trabalho para os catadores de um aterro metropolitano em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Abelhas, aterros, bambus. Qual a relação dessas iniciativas? Esses projetos foram, respectivamente, primeiro, segundo e terceiro lugar do 4º Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários, em 2011.
Entre mais de 165 projetos inscritos no ano passado, Gabriel Fernandes dos Santos foi o vencedor com o programa dos bambus. Para ele a oportunidade foi fundamental para conhecer uma cultura diferente, além de se tratar de um “projeto participativo que agrega experiência para toda a vida”.
As inscrições para a 5º edição do Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários foram abertas. Novos projetos que visem o uso de tecnologias sociais inovadoras destinadas à saúde, educação e meio ambiente podem se inscrever até 3 de dezembro. Realizado em parceria com a UniSol e AlfaSol, o concurso vai premiar o vencedor com até R$ 30 mil em apoio financeiro durante um ano para viabilizar a implementação.
Para Marcelo Tambascia, presidente do Instituto 3M de Inovação Social, “reconhecer e incentivar os trabalhos acadêmicos que mostrem a importância da transformação social no país” é o principal objetivo. “Todo ano são apresentadas excelentes propostas, cada vez mais completas, para melhoria da qualidade de vida das comunidades”, afirma.
Estudantes universitários de todo o Brasil, matriculados em qualquer curso de graduação, podem se inscrever. Cada trabalho pode ser realizado individualmente ou em equipe e deverão receber a orientação de um docente da mesma Instituição. O projeto deve ser enviado em arquivo eletrônico e, respeitando o prazo limite (3 de dezembro), não há necessidade de que o envio seja feito no mesmo dia da inscrição. A cerimônia de premiação acontecerá no início de 2013. Informações pelo www.instituto3M.org.br/premio.