Crédito: Eoneren/iStockPhoto

Inovações em Educação

Cursos online para professores que buscam novas estratégias para ensinar

Porvir reúne lista de formações para educadores que precisam de apoio para desenvolver metodologias ativas em suas aulas

por Redação ilustração relógio 24 de março de 2020

Professores que estão em busca de novos conhecimentos para aplicar em aulas à distância durante a pandemia do coronavírus COVID-19 ou adquirir novas estratégias de ensino para quando as aulas forem restabelecidas encontram inúmeras opções online à disposição.

Reunimos abaixo uma lista (que será atualizada ao longo dos próximos dias) com formações que estão em linha com os assuntos tratados pelo Porvir e que favorecem a aplicação de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem:

Camino Education – Formação de Professores em Aprendizagem Ativa
O Centro de Aprendizagem Ativa da Camino Education vai realizar transmissões diárias,  abertas e gratuitas para educadores sobre aprendizagem ativa, abrangendo atividades a distância. As formações serão conduzidas pela educadora Letícia Lyle, uma das fundadoras e diretora educacional da empresa, e contarão ainda a participação de convidados especialistas do segmento educacional. Entre os temas a serem tratados estão ciência da aprendizagem, competências socioemocionais, planejamento reverso, adaptação de atividades, dentre outros. Os participantes também vão ter a chance de trocar práticas e experiências entre si.

ESPM – Do foco no ensino para a gestão da aprendizagem
Com duração de 2 horas, o curso que será realizado dia 7 de abril vai tratar de temas como metodologia para a gestão da aprendizagem, taxonomia de Bloom, relação entre objetivos e dinâmicas de aprendizagem, o papel da avaliação diagnóstica, formativa e somativa e o loop de avaliação: a importância do feedback e da revisão contínua dos programas educacionais.

FutureLearn – Learn how to teach English online
E se de uma hora para outra você teve que ensinar inglês à distância? A plataforma FutureLearn, da Cambridge Assessment English, oferece ferramentas e recursos para quem deseja realizar aula online. Ao longo do curso (em inglês), educadores podem compartilhar experiências com colegas e instrutores. Com o tempo, o educador conseguirá adaptar suas habilidades para o ambiente online, compartilhar projetos em comunidades de aprendizagem, avaliar e refletir sobre sua própria prática.

Instituto Singularidades – Ensino Híbrido
Em uma jornada de 40 horas, este curso apresenta ao educador o conceito de ensino híbrido, detalha o papel do professor nesta abordagem, a experiência do aluno, como as tecnologias podem potencializar a aprendizagem, bem como a importância da cultura escolar no processo. Ministrado pela educadora Lilian Bacich, o curso tem valor de R$99 e oferece certificado.

Kroton – BNCC em Ação
A plataforma desenvolvida pela área acadêmica da Kroton apoia professores e gestores escolares no processo de implementação da Base, que, a partir deste ano, passa a nortear os currículos e as propostas pedagógicas da educação básica. A trilha é dividida em três módulos. No primeiro, são apresentadas as principais informações sobre a constituição e a estrutura da Base Nacional Comum Curricular. Já o segundo explica o que significa, na prática, construir um currículo fundamentado em competências e ensina como identificar estratégias para avaliá-las. No terceiro, é feita uma articulação entre a BNCC e a metodologia ativa. Cada módulo tem uma teste e, ao final do curso, o educador recebe um certificado de conclusão.

MUPI – Cidadania Digital
O portal MUPI oferece aos educadores subsídios teóricos e práticos sobre desinformação e o fenômeno das informações falsas ou fake news na internet, tão comuns em tempos de coronavírus. O curso gratuito apresenta reflexões sobre informações falsas e outros tipos de informação no universo da desinformação; motivações dos criadores deste tipo conteúdo; algumas maneiras de como ele está sendo disseminado; ferramentas e estratégias de leitura que nos possibilitam combater a desinformação.

Pearson – TeacherFlix
A plataforma da Pearson está oferecendo gratuitamente cursos se adaptar a essa nova realidade de ensino online e na agilidade que o momento pede. Além dos cursos, que incluem temas como Vídeo na Educação Online, Organizadores Gráficos e Aprendizagem Significativa e Feedback na Educação Online, a ferramenta conta ainda com recurso de avaliações de diagnóstico, permitindo que o educador acompanhe seu progresso de performance com o aprendizado. São oferecidas duas possibilidades de certificação ao usuário: uma com carga horária de 12 a 30 horas e outra de 150 horas, para quem opta por uma “Trilha de Aprendizagem”.

Tem outras sugestões de cursos para educadores? Envie email para contato@porvir.org.


TAGS

aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem colaborativa, base nacional comum curricular, coronavírus, formação continuada, tecnologia