Cursos online para professores que buscam novas estratégias para ensinar - PORVIR
Crédito: solarseven/iStockPhoto

Coronavírus

Cursos online para professores que buscam novas estratégias para ensinar

Porvir reúne lista de formações para educadores que precisam de apoio para desenvolver metodologias ativas em suas aulas

por Redação ilustração relógio 24 de março de 2020

Professores que estão em busca de novos conhecimentos para aplicar em aulas à distância durante a pandemia do coronavírus COVID-19 ou adquirir novas estratégias de ensino para quando as aulas forem restabelecidas encontram inúmeras opções online à disposição.

Reunimos abaixo uma lista (que será atualizada ao longo dos próximos dias) com formações que estão em linha com os assuntos tratados pelo Porvir e que favorecem a aplicação de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem:

Aprendendo Aprendizagem Criativa
Trata-se do curso oficial de Aprendizagem Criativa ofertado pelo grupo Lifelong Kindergarten do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos), dirigido pelo Professor Mitchel Resnick. O curso é online, gratuito e tem as inscrições sempre abertas. O conteúdo está todo traduzido para o português, e os eventos ao vivo, que são oportunidades extras de interação com a comunidade, têm sempre mediadores falantes nativos nas salas de discussão e oficinas. Para apoiar a comunidade no Brasil, a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa desenvolveu o Guia do Participante, com algumas dicas sobre inscrição, calendário, chats, oficinas ao vivo, etc.

Áurea 618 – EaD e Nanocertificações
São 11 cursos com temas atuais, tais como Professor YouTuber, ferramentas de interação online, sala de aula invertida e Professor 2030, que permite o desenvolvimento de um plano de carreira individual. Se preferir, o educador também pode seguir trilhas de longa duração, como a de metodologias ativas. Todos os conteúdos estão disponíveis de maneira gratuita durante a quarentena.

Camino Education – Formação de Professores em Aprendizagem Ativa
O Centro de Aprendizagem Ativa da Camino Education vai realizar transmissões diárias,  abertas e gratuitas para educadores sobre aprendizagem ativa, abrangendo atividades a distância. As formações serão conduzidas pela educadora Letícia Lyle, uma das fundadoras e diretora educacional da empresa, e contarão ainda a participação de convidados especialistas do segmento educacional. Entre os temas a serem tratados estão ciência da aprendizagem, competências socioemocionais, planejamento reverso, adaptação de atividades, dentre outros. Os participantes também vão ter a chance de trocar práticas e experiências entre si.

Dialógica – A conversa que aproxima: aula online como estratégia de aprendizagem
A Dialógica oferece nos dias 10, 17 e 24 junho e 1 de julho a oportunidade para que professores aprendam juntos como transformar as conversas a distância em oportunidades de aprendizagem. Nesse curso, o educador terá contato com conceitos e reflexões sobre comunicação, feedback (retorno avaliativo), emoções, engajamento, e colaboração para planejamento e realização de aulas online. Também irá experimentar diferentes metodologias de trabalho em grupo, compartilhamento de conteúdo e atividades preparatórias. Inscrições pelo formulário online.

FutureLearn – Learn how to teach English online
E se de uma hora para outra você teve que ensinar inglês à distância? A plataforma FutureLearn, da Cambridge Assessment English, oferece ferramentas e recursos para quem deseja realizar aula online. Ao longo do curso (em inglês), educadores podem compartilhar experiências com colegas e instrutores. Com o tempo, o educador conseguirá adaptar suas habilidades para o ambiente online, compartilhar projetos em comunidades de aprendizagem, avaliar e refletir sobre sua própria prática.

Impulsiona
O Impulsiona é um programa de educação esportiva que utiliza o esporte como ferramenta para promover o desenvolvimento integral dos alunos. Os cursos estão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação para coordenadores pedagógicos, professores de Educação Física e educadores de alunos líderes. A carga horária e o tema de cada curso são definidos de acordo com o público-alvo. Todas as formações possuem certificação com números de horas e chancela do MEC.

Além das formações específicas para educadores esportivos, existem outras ofertas de temática mais abrangente. Destaque para o curso BNCC na Prática: do currículo à sala de aulaCom carga horária de 20 horas, o material é destinado a professores, coordenadores pedagógicos e profissionais de secretarias de educação responsáveis pelo currículo e formação de professores.

Instituto Singularidades – Ensino Híbrido
O ensino híbrido parte do princípio de que muito do que é feito em sala de aula precisa ser mantido, mas que novas práticas envolvendo tecnologias devem ser implementadas para potencializar os processos de ensino e aprendizagem. Para que isso vire realidade, é necessário pensar sobre o papel do professor, espaço de ensino, experiência do aluno e formas de avaliação e tecnologias potencializadoras.

Kroton – BNCC em Ação
A plataforma desenvolvida pela área acadêmica da Kroton apoia professores e gestores escolares no processo de implementação da Base, que, a partir deste ano, passa a nortear os currículos e as propostas pedagógicas da educação básica. A trilha é dividida em três módulos. No primeiro, são apresentadas as principais informações sobre a constituição e a estrutura da Base Nacional Comum Curricular. Já o segundo explica o que significa, na prática, construir um currículo fundamentado em competências e ensina como identificar estratégias para avaliá-las. No terceiro, é feita uma articulação entre a BNCC e a metodologia ativa. Cada módulo tem uma teste e, ao final do curso, o educador recebe um certificado de conclusão.

MUPI – Cidadania Digital
O portal MUPI oferece aos educadores subsídios teóricos e práticos sobre desinformação e o fenômeno das informações falsas ou fake news na internet, tão comuns em tempos de coronavírus. O curso gratuito apresenta reflexões sobre informações falsas e outros tipos de informação no universo da desinformação; motivações dos criadores deste tipo conteúdo; algumas maneiras de como ele está sendo disseminado; ferramentas e estratégias de leitura que nos possibilitam combater a desinformação.

Nova Educa – Criatividade em aulas online
A consultoria Nova Educa disponibilizou uma playlist no YouTube para apoiar o docente no planejamento e desenvolvimento de aulas online.  Ao longo de oito vídeos, são tratados temas com como trabalho em grupo, planejamento da comunicação e gestão do projeto, e aponta interatividade, propostas multidisciplinares e planejamento como pontos-chave para que a metodologia dê certo

Pearson – TeacherFlix
A plataforma da Pearson está oferecendo gratuitamente cursos se adaptar a essa nova realidade de ensino online e na agilidade que o momento pede. Além dos cursos, que incluem temas como Vídeo na Educação Online, Organizadores Gráficos e Aprendizagem Significativa e Feedback na Educação Online, a ferramenta conta ainda com recurso de avaliações de diagnóstico, permitindo que o educador acompanhe seu progresso de performance com o aprendizado. São oferecidas duas possibilidades de certificação ao usuário: uma com carga horária de 12 a 30 horas e outra de 150 horas, para quem opta por uma “Trilha de Aprendizagem”.

Somos Educação – PROFS
Em uma ação para ajudar professores da rede pública, o PROFS liberou seu portfólio de cursos a distância. No total, são 23 opções disponíveis, com carga horária de 30 horas cada e certificado. Na página, é preciso clicar em “Novo Cadastro”, preencher as informações pessoais e as da instituição de ensino onde trabalha e, em seguida, ir em “Confirmar Escola”. Se ela não estiver registrada na plataforma, escolha a opção “Não encontrei minha escola”. A confirmação de cadastro pode levar até cinco dias úteis. Entre os temas abordados nos cursos estão gestão pedagógica na educação infantil, engajamento dos alunos, habilidades socioemocionais, metodologias ativas e  BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Tem outras sugestões de cursos para educadores? Envie email para contato@porvir.org.

*Atualizado em 26 de maio


TAGS

aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem colaborativa, base nacional comum curricular, coronavírus, formação continuada, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x