Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

15º Seminário Internacional de Avaliação

16 de setembro de 2020 até 17 de setembro de 2020
Livre
Escada colorida para mostrar os diferentes passos do processo de avaliação de professoresCrédito: hugoman / Fotolia.com

O potencial das práticas avaliativas para a redução das iniquidades brasileiras é o ponto central do 15º Seminário Internacional de Avaliação, que acontece nos dias 16 e 17 de setembro, a partir das 16h, com transmissão ao vivo, por meio de plataforma digital.

A avaliação é uma etapa essencial na gestão de políticas públicas e projetos sociais, potencializando melhorias no processo de planejamento e implementação de tais ações. Diante disso, a cada dois anos, o Itaú Social, em parceria com as Fundações Roberto Marinho e Maria Cecília Souto Vidigal, GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) e Laudes Foundation, reúne especialistas, academia e entidades da sociedade civil, com o objetivo de promover discussões sobre a temática.

Nesta edição, os debates serão voltados para a relação entre equidade e avaliação na redução de desigualdades históricas, especialmente em questões econômicas, educacionais, de gênero e de raça. O evento é direcionado a profissionais de projetos sociais e órgãos governamentais, especialistas e estudantes que atuam nos campos da educação integral, avaliação e pesquisa social, visando o aumento da capacidade de atuação de gestores e avaliadores na incorporação dos conceitos de equidade em suas atividades.

O seminário terá a participação especial da especialista americana Jara Dean-Coffey, fundadora do Grupo Luminare e diretora da Equitable Evaluation Initiative, que há 25 anos atua para aumentar a compreensão coletiva sobre a relação entre valores, contexto, estratégia e avaliação, assim como a mudança de práticas para que estejam a serviço da equidade.

Considerando sua ampla experiência nessa temática, Jara irá apresentar as possíveis similaridades, diferenças e caminhos para aproximar os campos de equidade e avaliação, considerando os cenários dos Estados Unidos e do Brasil.

Na mesa “O papel da avaliação para garantir transformações sociais com equidade”, que será mediada por Patricia Mota Guedes, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Itaú Social, Jara irá abordar os princípios da Avaliação Equitativa, ressaltando a importância de considerar a equidade em todo o processo avaliativo e adquirir uma visão cada vez mais crítica da realidade.

Reconhecendo os desafios para a garantia de uma educação pública de qualidade, o diálogo com o tema “Como avaliações podem reduzir ou acirrar desigualdade e exclusão na educação” abordará a relação entre avaliação, equidade e educação no contexto brasileiro, para a interpretação da prática avaliativa de forma cada vez mais contextualizada. A mesa terá a participação de Chico Soares, professor emérito da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e ex-presidente do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)  e será mediada por Rosalina Soares, gerente de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho.

No segundo dia, o painel “Equidade e avaliação no terceiro setor brasileiro e americano” tem o propósito de trazer as experiências e os desafios que envolvem essa temática nas práticas de organizações sociais no setor brasileiro e norte-americano. Além de Jara Dean-Coffey, participam da conversa Mariana Xavier, gerente do Programa Direitos e Trabalho da Laudes Foundation; Walquíria Tibúrcio, coordenadora do Núcleo de Estudos em Igualdade Racial da Move Social e Kaká Verdade,  diretora executiva do Fundo ELAS.

A partir da troca de experiências da mesa anterior, questões como a qualidade e o uso de avaliações que considerem quesitos como raça, gênero e desigualdade social, assim como aspectos considerados importantes para os avaliadores brasileiros serão abordados no debate “Diálogo sobre possíveis semelhanças, diferenças e caminhos para as realidades no Brasil e nos EUA”. Além das participantes do painel anterior, compõe também esta sessão Camila Cirillo, coordenadora executiva do GIFE, como mediadora da mesa.

A programação completa do Seminário está disponível no site:

Detalhes

Organizador