- Este evento já passou.
1º Seminário Omo Erê: olhares da infância e as relações étnico-raciais

Se muitos adultos ainda têm dificuldades em respeitar as origens, crenças e costumes de indivíduos das mais diversas etnias, como educarão suas crianças para o respeito à diversidade? Com o objetivo de desmistificar a abordagem das questões étnico-raciais na infância, será realizado, do dia 5 a 8 de outubro, o I Seminário Omo Erê: olhares da infância e as relações étnico-raciais.
O evento é uma iniciativa do grupo Dúdú Badé, que foi criado com a missão de trazer a cultura africana e afro-brasileira para crianças a partir de oficinas com brincadeiras e discutir com educadores e gestores a implementação da Lei 10.639, que inclui no currículo de ensino e torna obrigatório o ensino da “História e Cultura Afro-Brasileira”.
No evento de quatro dias, a ideia é reunir especialistas para debater temas como alimentação, oralidade, musicalidade, o brincar e a educação na perspectiva das crianças, tendo um enforque étnico-racial sobre a infância.
A programação acontece na Casa de Cultural da Brasilândia (na Vila Brasilandia) e no Centro Cultural da Juventude (na Vila Nova Cachoeirinha). A abertura do seminário acontece no dia 05, às 19h15, no Centro Cultural da Juventude com a mesa “Educomunicação e muitas margens”. Nessa ocasião, serão lançados curta metragens como a animação Orun Aiyé, que conta como deuses africanos interagem com as descobertas dos mistérios do universo.
Já no dia 06 de outubro, a mesa “Ludicidade: música, o brincar de muitas histórias” conta com a participação do doutor e mestre pela USP, Salloma Salomão e da artista multimídia e doutora em educação e mestre em psicologia pela USP, Kiusam de Oliveira.
O debate segue com outros temas, como “Infância e Instituições Educacionais”, “Infância e racismo”, entre outros. A programação completa, com oficinas, fóruns, encontros de experiências, shows e teatros pode ser consultada na página do evento no Facebook.
As inscrições para participar do seminário são gratuitas e podem ser realizadas nesse link. Os interessados podem escolher uma ou mais oficinas para participar.





