- Este evento já passou.
2º Seminário Criança e Natureza
Laszlo / Fotolia.comPor que as crianças passam a maior parte do tempo em lugares fechados, se elas têm paixão pela natureza? Esse é o mote do ‘2º Seminário Criança e Natureza’, organizado pelo Instituto Alana, em parceria com o Parque Nacional da Tijuca. O evento reunirá, no dia 20 de junho, no Rio de Janeiro, especialistas para dialogar sobre como as escolas, as cidades e os espaços públicos podem favorecer o encontro das crianças com a natureza por meio da reorganização dos tempos, da transposição dos muros e da lapidação do olhar adulto, processo nomeado de ‘desemparedamento’.
O encontro aborda também a importância de incentivar as crianças a se apropriarem e ocuparem áreas além dos muros, como jardins, praças e parques, e transformá-los em espaços onde as relações, explorações e descobertas podem acontecer.
Estão confirmadas a participação no seminário do pediatra José Martins; do coordenador geral de Gestão Socioambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Paulo Russo, e da educadora e coordenadora do programa Território do Brincar, Renata Meirelles. Serão apresentados também casos bem sucedidos nas áreas de educação, saúde, cidades e meio ambiente, contados a partir de experiências alinhadas com os programas Prioridade Absoluta, Escolas Transformadoras e Educação e Cultura da Infância, do Alana. A programação contempla ainda vivências na natureza e oficinas com uso de elementos naturais. As inscrições para o evento, aberto ao público, podem ser feitas aqui.





