- Este evento já passou.
4º Colóquio Colonialidade/Decolonialidade
Crédito: Africa Studio/Fotolia.comA cidade de Salvador (BA) vai sediar entre 9 e 11 de março o 4º Colóquio Internacional Colonialidade/Decolonialidade do Poder/Saber/Ser. Realizado no Centro Juvenil de Ciência e Cultura – CJCC (Colégio Central, Nazaré), o evento traz como tema “Abordagens pedagógicas transformadoras” e oferece rodas de diálogos, mestres dos saberes ancestrais, além de pesquisadores, estudantes e artistas.
A conferência de abertura contará com a presença de Catherine Walsh, da Universidad Andina Simón Bolívar, na Bolívia. Socióloga, pedagoga e intelectual-militante, Catherine é uma importante referência no campo dos estudos sobre temas como interculturalidade crítica e decolonialidade; gênero e pensamento feminista e pedagogias decolonias.
As rodas de Diálogo contam também com a participação das mestras Dona Maria de Xindó (mestra da cultura popular, sambadeira), Janja Araújo (mestra de capoeira, professora da UFBA, líder do NEIM), Bule Bule (um dos mestres da cultura nordestina mais renomados do Brasil), Dona Joca (líder comunitária da comunidade quilombola de pescadores e marisqueiras Dom João, em São Francisco do Conde-BA) e dos pesquisadores Florêncio Vaz (Universidade Federal do Oeste do Pará), Clélia Côrtes (CISAIS/ Universidade Federal da Bahia), José Jorge de Carvalho (Universidade de Brasília) e Luiz Fernandes de Oliveira (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro).
O evento é resultado do trabalho integrado entre diferentes universidades latino-americanas: Institución Universitaria Politécnico Grancolombiano (Colombia); Universidad Austral de Chile; Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Colômbia); Universidad Nacional de Costa Rica; Universidad Nacional Tres de Febrero (Argentina); Universidad Pedagógica Nacional (Colômbia); Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Campus dos Malês); Universidade Federal da Bahia e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A 4ª edição conta com apoio do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) e do Instituto Inspirare.
As inscrições de participação com certificado são pagas e devem ser feitas pelo site do evento. Para quem não desejar certificado, as atividades são gratuitas.
Confira a programação:
Sexta (9/03)
Casa da Música (Itapuã)
9h – 11h – Abertura com Roda de Diálogo
Convidados(as): Dona Ma. De Xindó, Mestra Janja Araújo, Clélia Côrtes, Florêncio Vaz
Mediação: Elízia Ferreira (UNILAB)
Colégio Central (Nazaré)
13h-14 – Credenciamento
14h-17h – Sessões de comunicações e relatos de experiência pedagógica
17h30-19h – Roda de Diálogo
Convidados: Catherine Walsh e Bule Bule
Mediação: Felipe Milanez
Sábado (10/03)
Local: Colégio Central
9h-12h – Acontecimento Artístico: Taller-Mural de História Oral Soteropolitana + Oficinas
14h-17h – Sessões de comunicações e relatos de experiência pedagógica
17h30-19h – Acontecimento Artístico: Estella + Sarau
Domingo (11/03)
Local: Colégio Central
9h-12h – Acontecimento Artístico: Erranças: uma pesquisa em dança e capoeira + Oficinas
14h-17h – Roda de Diálogo
Convidados(as): José Jorge de Carvalho, Monilson dos Santos Pinho, Luiz Fernandes de Oliveira, Joselita Gonçalves (Dona Joca)
17h30-19h – Confraternização de encerramento





