- Este evento já passou.
5º CONCRIAD
Crédito: errem / Fotolia.comPara discutir a terapia cognitivo comportamental na infância e na adolescência, será realizado, em Campinas, nos dias 03, 04 e 05 de novembro, o 5º Congresso Brasileiro de Terapia Cognitiva da Infância e Adolescência, o CONCRIAD.
Com o tema “Contexto familiar no desenvolvimento emocional e da saúde mental”, o encontro em Campinas conta com a participação de palestrantes internacionais dos Estados Unidos, Paraguai e Portugal. Eles irão debater, juntamente a palestrantes brasileiros, sobre temas como desenvolvimento neuropsicológico, drogas, família, promoção de saúde, regulação emocional, tecnologias, entre outros.
O primeiro dia do evento será reservado para a realização de cursos com duração de quatro horas cada, divididos na parte da manhã e tarde, e para minicursos na parte da noite. Os participantes poderão participar de até duas formações e um minicurso.
Entre as possibilidades, está “Avanço na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) com adolescentes deprimidos”, “O impacto da desregulação emocional nas brigas em família”, “Diversidade sexual: mitos, verdades, clínica e cultura”, “Condutas psiquiátricas e emergenciais em crianças e adolescentes portadores de transtornos psiquiátricos”. As opções de cursos podem ser consultadas na programação completa do evento, disponível aqui.
Já os dias 04 e 05 serão destinados a realização de conferências, mesas redondas, ‘como eu faço’, apresentação de pôsteres, temas livres, entre outras atividades.
As experiências internacionais serão divididas em palestras e cursos. A professora e sócia da Divisão de Desenvolvimento e Comportamental de Pediatria na Universidade de Virginia School of Medicine, Alisa Bahl, comanda uma conferência, a ser realizada no sábado, dia 05, com o tema “Usando TCC para abordar os desafios enfrentados pelas crianças e adolescentes autistas com alto nível de funcionalidade”.
Já Mark A. Reineke, professor de psiquiatria e Ciências Comportamentais e Chefe da divisão de Psicologia da Escola de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern, fala sobre a TCC em jovens depressivos, enigmas e desafios. A doutora em educação e psicopedagogia Nora Cavaco fala sobreo encontro do autismo com a TCC e a neuropsicologia: uma visão clínica e transdisciplinar. A lista completa de palestrantes pode ser consultada nesse link.
Os cursos, minicursos e atividades extras são cobrados a parte. Os interessados em participar podem conferir AQUI uma tabela de preços, que varia de acordo com cursos internacionais e nacionais e sócios ou não da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas. As inscrições para o Congresso podem ser realizadas aqui.





