Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

CGI.br – Os desafios do uso de plataformas digitais na educação no Brasil

10 de maio de 2021 até 14 de maio de 2021
Livre
Na imagem vemos uma mão usando um tabletCrédito: Syda Productions / Fotolia.com

A implementação de plataformas educacionais tornou-se uma necessidade diante das medidas de distanciamento social. No entanto, mesmo com o desenvolvimento da tecnologia, muitos são os desafios a serem superados por gestores, professores, pais e alunos.

Nos próximos dias 10, 12 e 14 de maio, sempre das 16h às 18h, o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br promoverá o seminário “Os Desafios do Uso de Plataformas Digitais na Educação no Brasil”. O intuito é justamente debater o cenário atual sobre o uso dessas plataformas na educação do país, partindo de três vertentes: o acesso à infraestrutura TIC, os impactos para o ensino e o potencial para inovação orientada pela demanda. Trata-se de uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Plataformas Educacionais – vinculado ao CGI.br-, coordenado pelo conselheiro Rafael Evangelista, que também fará a moderação das mesas.

Todos as mesas serão transmitidas ao vivo, com legendagem, pelo canal do NIC.br no Youtube e terão duas horas de duração. Estarão reunidos representantes da comunidade científica e tecnológica, terceiro setor, setor empresarial, governo e especialistas de renome.

No primeiro dia do evento, 10 de maio, o tema central será “O desafio estrutural do acesso de qualidade nas escolas e domicílios e as possibilidades de emprego das plataformas emergentes”. O objetivo será falar, não apenas dos desafios de infraestrutura nas instituições educacionais, mas também refletir sobre a contribuição que o uso de plataformas digitais pode oferecer neste cenário de desafios tecnológicos, pedagógicos e políticos e do atual agravamento da pandemia.

No dia 12 será a vez de falar sobre “Plataformização da educação, impactos no ensino e a proteção de direitos”. Os convidados discutirão sobre o avanço da adoção de plataformas privadas e o que isso pode trazer de desdobramentos em termos de privacidade, controle da produção de conhecimento científico e da inovação, exploração de dados da comunicação e hábitos de pesquisa de milhões de estudantes.

Fechando as discussões, no dia 14, o debate girará em torno do tema “Educação e tecnologia: desafios do fomento à inovação e a independência tecnológica” . Esse painel se propõe a refletir sobre os desafios para criar um setor de desenvolvimento de soluções tecnológicas que contribua com um ensino produtivo e inovador, ao mesmo tempo em que seja possível proteger a autonomia tecnológica e de dados brasileira.

Detalhes

Organizador