- Este evento já passou.
Curso Educ(Ação): Desenhando novos modelos educacionais
Crédito: makc76 / Fotolia.comCom o objetivo de provocar reflexões sobre o que cada um pode fazer pela educação do país, no dia 20 de outubro terá início, em São Paulo, o curso Educ(Ação). Com duração de seis dias, a ideia é apresentar modelos inovadores de educação, além de estimular que os participantes pensem em diferentes propostas educacionais, priorizando a viabilidade, sustentabilidade e replicabilidade dos projetos.
A primeira aula acontece no dia 20 e será destinada a pensar sobre a educação do passado, do presente e os desafios do setor no século 21. A explicação fica a cargo do jornalista e fundador do projeto Caindo no Brasil, Caio Dib. Já no dia 21, é a vez do tema “Novos modelos educacionais”. Sob comando da professora e mestre em educação, Tonia Casarin, as três horas de aula irão tratar sobre iniciativas educacionais inovadoras, que fogem do modelo tradicional de ensino. Os participantes também irão analisar propostas vigentes tanto no Brasil quanto em outros lugares do mundo, de forma a inspirar alternativas à educação.
O dia 22 será comandado pelo sócio do UnCollege Brasil e fundador do projeto de investigação independente Educação Fora da Caixa, Alex Bretas. A aula irá tratar do conceito de aprendizado participativo e como essa técnica é importante para engajar alunos no processo de aprendizagem. Depois de um intervalo, o curso volta no dia 27 de outubro com o tema “Gerando ideias para hoje e o amanhã”. Sob comando cientista social, mestre em sócioantropologia e coordenador do curso, Gustavo Brito, a ideia dessa aula é levantar os desafios que os participantes perceberam na aula passada e então, por meio de brainstorming, pensar em alternativas que atendam a essas demandas.
O penúltimo encontro acontece no dia 28. Com o tema “Inspiração para transformar ideias em realidade”, os participantes poderão conhecer casos de projetos que já foram implantados e estão impactando o processo de ensino e aprendizagem de forma inovadora. A mentoria fica a cargo do escritor e educador André Gravatá.
Por fim, o sexto e último encontro do curso acontece no dia 29 e fica a cargo de Gustavo Brito e Caio Dib. O encontro terá como tema “Fazer com as próprias mãos, ressignificar o que queremos e fazemos pela educação”. Isso significa que os participantes irão prototipar as soluções educacionais pensadas em grupo e apresentar suas criações.
A formação acontece em São Paulo (SP) e demanda um investimento de R$ 1.500. Até o dia 6 de outubro, o lote promocional sai por R$ 1200. As inscrições podem ser realizadas nesse link.





