- Este evento já passou.
Escolas e experiências inovadoras: O que se pode admirar?
Fotolia.comO seminário “Escolas e Experiências Inovadoras: O Que se Pode Admirar, Apesar de Tudo?”, que acontece na próxima segunda-feira, 12, em São Paulo (SP), busca mostrar que o sistema educacional brasileiro tem boas escolas, apesar de avaliações em larga escala darem a falsa impressão de um completo fracasso.
O evento será realizado no Auditório do Instituto de Estudos Avançados da USP (Universidade de São Paulo). Ao longo de todo o dia serão discutidos exemplos de escolas que realizam projetos de natureza diversa, tanto no ensino público quanto no setor privado, tanto entre as escolas laicas quanto entre as confessionais. Outro tema a ser tratado são as iniciativas no campo da educação não formal, como museus, centros de ciências, centros culturais e poliesportivos.
O que todas essas iniciativas têm em comum é que criam novos conceitos, processos, estruturas e metodologias que reconhecem os interesses e a criatividade dos estudantes, fortalecem a participação e, consequentemente a responsabilidade, de estudantes, professores, funcionários e famílias; criam ambientes onde prevalecem a colaboração, a empatia, a transparência e a descentralização.
Participantes
Participam da discussão Kátia Schweickardt, secretária municipal de Educação de Manaus, José Francisco de Almeida Pacheco, coordenador pedagógico dos projetos de formação da Eco Habitare, e Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM Brasil.
Programação
9 às 9h15 – Abertura
9h15 às 10h – Kátia Schweickardt (Secretária Municipal de Educação de Manaus)
10h às 10h45 – Debate
10h45 às 11h – Pausa/Café
11h às 11h45 – Novas Construções Sociais de Aprendizagem – José Pacheco (Eco Habitare)
11h45 às 12h30 – Debate
12h30 às 14h30 – Almoço
14h30 às 15h15 – Pilar Lacerda (Fundação SM Brasil)
15h15 às 16h – Debate
16 às 17h – Grupo de Estudos IEA/Síntese dos Trabalhos
Transmissão ao vivo: Site do Instituto de Estudos Avançados





