- Este evento já passou.
Expo>>> Educação + Tecnologia + Futuro
Crédito: Brian Jackson/Fotolia.comComo as novas tecnologias podem apoiar as escolas a prover aos estudantes uma educação mais compatível com o século 21? Para trazer respostas a essa questão, o Instituto Ayrton Senna criou a Expo>>> Educação + Tecnologia + Futuro, evento que acontece na Unibes Cultural, em São Paulo, no dia 27 de setembro, a partir das 8 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link bit.ly/EXPO-educadores.
Com atividades mão na massa e estudos de casos de sucesso, o evento deverá reunir cerca de 400 pessoas, especialmente professores das redes públicas e privada de ensino.
Mão na massa
A Expo>>>Educação + Tecnologia + Futuro terá oficinas como a “Programação com Scratch integrada ao currículo escolar”, coordenada por Elaine Rocha e Patricia Vivolo (HackEduca), e “Programação com Scratch para Arduino e Beta Kit”, com a especialista Cássia Fernandez (USP), visam colocar os participantes em contato com ferramentas de programação de jogos e animações. Nessa área, destaca-se a oficina “Frita Panelas: programando com Scratch”, que será conduzida pelo estudante Matheus Barbosa (Programaê), de 11 anos, e vai colocar educadores para produzirem seus próprios games.
Misturando programação e cultura maker, as oficinas “Construindo engenhocas educacionais”, organizadas pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba, vão dar ideias aos educadores sobre como construir e programar objetos utilizando materiais reutilizáveis e de baixo custo, e como colocá-las em prática nas atividades escolares. Ao todo, a Expo>>> Educação + Futuro + Tecnologia contará com 11 oficinas.
Casos de sucesso
Na atividade “Aprendizagem baseada em projetos com o “MIT App Inventor”, por exemplo, Marcelo Massari, professor do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Santo André em Tecnologias Educacionais, vai contar sua experiência de aprendizagem baseada em projetos com letramento digital.
Já no estudo de caso “Ensino Híbrido”, Rafael Cunha, da edtech Descomplica, vai contar como a tendência que combina práticas do ensino presencial e a distância está mudando a maneira de jovens do ensino médio estudarem para o vestibular.
Além dos estudos de caso, os educadores também estarão presentes no palco de algumas mesas-redondas. Caso da mesa especial “Com a palavra, o professor”, que terá educadores com diferentes experiências na área da docência compartilhando seus anseios, práticas e vivências a respeito de tecnologia nas escolas.





