- Este evento já passou.
FGV: A Formação de Professores na Educação Infantil
Crédito: rosinka79/Fotolia.comPara debater como o Brasil deve avançar na formação de professores para a educação infantil, o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (CEIPE FGV), com o apoio da Fundação Itaú Social e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, promove o seminário “A Formação de Professores na Educação Infantil”.
Estudiosos e gestores do poder público tratarão dos elementos necessários para a oferta de uma Educação Infantil de qualidade, à luz dos direitos de aprendizagem estabelecidos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), bem como os componentes de uma formação docente efetiva nesse contexto.
A mesa inicial abordará como garantir os direitos de aprendizagem da educação infantil previstos na Base Nacional Comum Curricular nas creches e pré-escolas. Participam da discussão Raph Gomes Alves (MEC), Maria Malta Campos (Fundação Carlos Chagas), Mônica Sâmia (Avante) e Audaci Silva, professora Nota 10 de uma creche pública em Camaragibe (PE).
Na segunda mesa, Claudia Costin (FGV CEIPE), Claudia Lagos (Universidad Diego Portales) e Marisa Ferreira (Instituto Vera Cruz) discutirão os elementos essenciais de uma formação de professores efetiva na Educação Infantil.
Na palestra magna, a Professora Linda Darling-Hammond, da Universidade de Stanford, na Califórnia, principal referência na área de formação de professores nos Estados Unidos falará sobre o tema “A formação de professores e a transição da educação infantil para o ensino fundamental”.
Durante o evento, o FGV CEIPE vai lançar a parceria com o Learning Policy Institute, presidido pela professora Linda Darling-Hammond, para traduzir e contextualizar os “policy briefs” produzidos pela instituição, documentos que trazem um resumo das pesquisas sobre determinados temas com recomendações práticas de políticas educacionais para gestores públicos. Os quatro primeiros “policy briefs” produzidos serão apresentados





