- Este evento já passou.
HUB: conexões para a educação do futuro – RJ
Crédito: paulisson miura/FlickrAprender é um processo sem fim, que envolve troca de experiências e de diferentes visões. Para transformar a educação, é preciso que todos que participam dessa construção do conhecimento – escola, educadores, pais e estudantes – dialoguem sobre o que é inovação na aprendizagem – e como ela pode ser inserida no dia a dia do ambiente escolar. Com o objetivo de promover esse entendimento, a conferência “HUB: conexões para a educação do futuro” vai reunir professores e gestores de escolas, nos dias 31 de agosto e 1 de setembro. E nada melhor do que discutir o tema em um lugar que simboliza constantes transformações que afetam todos, como o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ).
No evento, todos os participantes são convidados a colaborar ao dividir experiências. Para apresentar os debates, especialistas vão expor ideias a respeito de novas ferramentas para educação, storytelling (técnicas de narrativa), “gamificação”, bilinguismo e o inglês como meio de transformação do ensino, música e colaboração, entre outros assuntos. Toda a programação será voltada para os educadores e focada no lado humano. Três questões-chave vão nortear a conferência, são elas: tendências e importância da família no mundo moderno; inovação acessível para todos e caminhos para implementar mudanças, de acordo com o que os alunos precisam.
Entre os palestrantes convidados, está o professor e ex-coordenador Cristiano Silva, da inovadora Escola da Ponte, de Portugal, além da diretora do Instituto Inspirare, organização que estuda formas de levar metodologias a diferentes esferas de ensino, Anna Penido, e do professor António Nóvoa, catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Haverá ainda um espaço dedicado à exposição de ideias dos próprios alunos acerca do que é preciso mudar na educação, com a participação de estudantes do Projeto Âncora, de São Paulo, que são estimulados a pensar em soluções para problemas da comunidade.
A iniciativa é do programa bilíngue Edify, que pertence ao fundo Gera Venture e é adotado em escolas regulares de diferentes estados. Completam a lista de conferencistas, a consultora e colunista Rosely Sayão; a jornalista, pedagoga e diretora do LER – Educação Literária, Carolina Sanches; a diretora acadêmica da Learning Factory, com vasta experiência em ensino de inglês, Maria Eugênia Sanson; o especialista em storytellinge branded content Fernando Palacios e o executivo da Rádio Ibiza, autor de “Empreendendo felicidade”, Pedro Salomão.
A programação completa está disponível no site http://www.edifyeducation.com.br/hub/. O valor do ingresso, único para os dois dias de evento, é R$ 380.





