Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Instituto Arte na Escola – Criação dos Barbatuques: Timbres e sonoridades do corpo

18 de março de 2021 às 17:00 até 18:00
Livre
Pesquisadora da Northwestern University afirma que os benefícios da música podem melhorar o desempenho acadêmicocrédito brat82 / Fotolia.com

André Hosoi, multinstrumentista e coordenador geral do Núcleo Barbatuques, e Lu Horta, cantora, preparadora vocal e integrante do Barbatuques, são os convidados para participar da live “Processos de Criação dos Barbatuques: Timbres e sonoridades do corpo”, do Instituto Arte na Escola. A dupla vai falar sobre os processos de criação do grupo, convidando o público para refletir sobre a potencialidade do corpo como instrumento musical e o papel fundamental que ela tem para o desenvolvimento integral do ser humano. O evento virtual acontece quinta-feira, dia 18 de março, às 17 horas.

Os timbres e sonoridades do corpo podem se transformar em composições únicas, que mesclam sapateado, percussão corporal, vocal e improvisação. As maravilhas criadas pelo grupo de percussão corporal Barbatuques são feitas a partir do batuque com o próprio corpo – como palmas, batidas no peito, estalos com os dedos e a boca, assobios e sapateados, resultando ritmos do samba ao rap.

A live será mediada por Ivan Siqueira, membro do Conselho Nacional de Educação, músico e professor na Escola de Comunicação de Artes da Universidade de São Paulo (USP). Para se inscrever, basta preencher o formulário. Os participantes inscritos receberão certificado de participação.

Esta será a quarta de uma série de lives sobre Processo de Criação que o Instituto Arte na Escola fará em 2021. Ao longo do ano, serão abordadas diferentes linguagens, sempre discutindo o trabalho de artistas contemporâneos brasileiros como referências estéticas, criativas e educativas.

Detalhes

Organizador