- Este evento já passou.
O futuro é preto – Afrofuturismo
Crédito: Divulgação Para prospectar futuros, tecnologias e possibilidades com base em uma perspectiva preta, na próxima sexta-feira (19), acontece o evento online “O futuro é preto – Afrofuturismo”.
A proposta surgiu a partir do questionamento sobre a ausência de pessoas pretas em um evento sobre futurismo. Com atitudes racistas, a responsável pela organização respondeu que não há pessoas aptas a falar sobre o tema no Brasil.
Para mostrar que ela estava enganada, participantes se mobilizaram em uma revolta de paz e estruturaram em tempo recorde um evento com pessoas pretas brilhantes para falar sobre suas perspectivas de futuro em diferentes áreas de atuação.
Durante o evento, que será realizado das 16h às 20h, cada participante terá meia hora para falar contextualizando o Afrofuturismo na sua área de atuação e expertise.
Entre os convidados, já estão confirmados nomes como: Morena Mariah, criadora da plataforma de educação Afrofuturo; Aza Njeri, professora e doutora em Literaturas Africanas, pós doutora em Filosofia Africana; Giselle Santos, head da Haman:ia – Futuros Aplicados e Inovação e educadora certificada Google Innovator; e Lília Melo, professora fundadora do Cine Club TF, embaixadora da Varkey Foundation 2020 e finalista da Global Teacher Prize, Nobel da educação 2020. Confina o line-UP completo aqui.
O evento é gratuito. Para participar, basta preencher um cadastro na plataforma Sympla, neste link: https://www.sympla.com.br/o-futuro-e-preto—afrofuturismo__878596.





