- Este evento já passou.
Seminário Internacional Educação Integral e Ensino Médio: Desafios e Perspectivas na Garantia da Equidade
Crédito: yahyaikiz / Fotolia.comPara apoiar o debate sobre diferenças de raça, renda, trabalho e gênero entre estudantes do ensino médio e esclarecer qual é o papel da educação integral, das escolas e das políticas públicas para superar esses desafios, o Centro de Referências em Educação Integral, juntamente com o Instituto Unibanco e Cidade Escola Aprendiz, promove o Seminário Internacional Educação Integral e Ensino Médio: Desafios e Perspectivas na Garantia da Equidade, nos dias 2 e 3 de agosto, em São Paulo (SP).
Entre palestras, conferências, debates e rodas de conversa, será lançado o estudo Políticas Públicas e Gestão Escolar para a Equidade e Desenvolvimento Integral no Ensino Médio. Como o próprio nome já diz, o levantamento apresenta recomendações que visam a equidade do ensino e o desenvolvimento integral do jovem do ensino médio. Ângela Meirelles de Oliveira, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) e Julia Dietrich, do Centro de Referências em Educação Integral serão responsáveis por apresentar a pesquisa que, em sua metodologia, uniu conceitos acadêmicos sobre o tema e boas práticas em escolas brasileiras e estrangeiras.
As 16 horas de programação dividas em dois dias vão oferecer debates sobre os mais diversos temas, como: “Jovem brasileiro e escola: sentido e engajamento”, “Marcos referenciais para a gestão escolar: como superar desigualdades a partir da escola?”, “Educação Integral como estratégia para superação das desigualdades”, entre outros.
Ao todo, são 26 convidados a debater e refletir com o público. Entre eles, está Juan Carlos Tedesco, ex-ministro da Educação da Argentina e docente da Universidad Nacional de General San Martín; Macaé Evaristo, secretária estadual de Educação em Minas Gerais; Ângela Meirelles de Oliveira, doutora em História Social pela USP e mestre em Integração da América Latina; Eda Luiz, coordenadora geral do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos do Campo Limpo (Cieja Campo Limpo), entre outros. Mas nem só de mestres e doutores é composto o quadro de convidados. Os estudantes Bruno da Silva Mendes, de Goiânia e Lilith Passos, de São Paulo, também vão subir ao palco para participar das discussões.
A programação completa, assim como os perfis dos convidados, pode ser encontrada aqui. Também nesse link está o formulário de inscrição. Os interessados preencherão uma lista de espera e serão chamados caso algum outro participante desista do evento.
O seminário acontece no Hotel Golden Tulip Park Plaza, em São Paulo, nos dias 2 e 3 de agosto.





