- Este evento já passou.
UFPR – Meninas nas Exatas: por Elas para Todos
Crédito: patpitchaya/Fotolia.comNo dia 11 de fevereiro é comemorado o dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências e, para marcar a data, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai realizar a segunda edição do evento Meninas nas Exatas: por Elas para Todos! As inscrições são gratuitas, mas corra porque em algumas atividades as vagas são limitadas!
Neste ano o evento será totalmente remoto e a programação terá oficinas, palestras, gincanas, rodas de conversa, entre muitas outras atividades. Vale ressaltar que aquelas que estão na aba 10/02 do site podem ser realizadas entre os dias 10 e 15 de fevereiro em qualquer horário, pois são assíncronas.
Já no dia 11 de fevereiro, as atividades ao vivo começam às 9h da manhã, com programação até as 22h. Em vários horários teremos atividades paralelas, para todas as idades, gostos e áreas: física, química, matemática, computação, expressão gráfica, estatística, feminismo, história da ciência, entre outras.
Às 9h acontece a palestra de abertura do evento, que será com a Professora e Pesquisadora Bárbara Carine Pinheiro, da Universidade Federal da Bahia, que nos trará uma reflexão antirracista e feminista da historiografia das ciências naturais, a fim de compreender os processos de invisibilização de mulheres nas ciências, em especial as mulheres negras.
Às 17h30, a mesa redonda “Mulheres na ciência: Panorama e Futuro” traz uma reflexão sobre o que tem sido feito e o que se pode fazer para dar maior visibilidade às mulheres nas Ciências.
Às 19h, a palestra da professora e pesquisadora Marcia Cristina Bernardes Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Física renomada e uma das grandes referências em questões de gênero na área de Exatas.





