Alunos da rede pública de SP e a partícula de Deus - PORVIR

Inovações em Educação

Alunos da rede pública de SP e a partícula de Deus

Durante 2 dias, estudantes e professores vão participar de palestras e acessar dados do acelerador de partículas suíço

por Vinícius Bopprê ilustração relógio 14 de março de 2013

Qualquer pessoa, em algum momento da vida, já se perguntou sobre o surgimento do mundo. Questionamentos sobre de onde viemos, para onde vamos e como tudo foi criado estão em todos os ambientes, desde os meios acadêmicos até as mesas de bar. Durante os dias 15 e 16 de março, em São Paulo vai acontecer o MasterClass Internacional, que reunirá estudantes de escolas públicas para trabalhar como verdadeiros cientistas e encontrar algumas pistas sobre esse mistério. Realizado no no Instituto de Física Teórica (IFT) e no Núcleo de Computação Científica (NCC), ambos no campus Barra Funda da Unesp, o evento vai colocar os jovens em um ambiente de pesquisa real e moderno, como os que existem em grandes laboratórios internacionais.

Os alunos e professores vão ter a oportunidade de trabalhar com dados reais do LHC (Large Hadron Collider, ou Grande Colisor de Hádrons), um dos maiores aceleradores de partículas do mundo. Durante os dois dias, o bóson de Higgs – conhecido como a partícula de Deus por ser a partícula elementar que confere massa à matéria – poderá ser redescoberto pelos estudantes. Eles seguirão o passo a passo dos dados analisados pelos cientistas que anunciaram  a descoberta na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN, em francês) em julho de 2012.

Alunos e professores da rede pública de SP vão ter acesso aos dados do acelerador de partículas suícoVaclav Janousek / Fotolia.com

Para alcançar esses resultados, os estudantes serão liderados por um grupo de divulgação científica envolvendo representantes de países envolvidos na pesquisa do CERN, cuja meta é fazer com que a física de partículas seja mais acessível ao público. Além de trabalhar com esses dados, no primeiro dia, físicos vão dar palestras para que os participantes possam aprender ainda mais sobre o mundo das partículas subatômicas. No dia seguinte, os estudantes vão participar de uma videoconferência com as cidades de Varsóvia, na Polônia, Nov Sad, na Sérvia e Aachen, na Alemanha.

Descobertas ao redor do mundo

O evento faz parte de uma série de atividades mundiais. Durante cerca de quatro semanas, 160 institutos de pesquisa de 37 países vão abrir suas portas para estudantes de ensino médio exercerem as tarefas de um físico de partículas por um dia. Mais de 10.000 estudantes participarão do MasterClass Internacional e analisarão dados reais do acelerador de partículas do CERN.

Em São Paulo, participarão do evento 13 escolas da rede pública estadual que fazem parte de projeto-piloto da Secretaria Estadual de Educação, a Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, o Colégio Dante Alighieri, e o Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá.


TAGS

ciências, ensino superior, pesquisas, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x