Amazonas tem mais de 250 mil crianças fora das creches - PORVIR

Saiu na Mídia

Amazonas tem mais de 250 mil crianças fora das creches

por Redação ilustração relógio 13 de setembro de 2022

Em 2019, 251.430 mil crianças de até 3 anos estavam fora de creches públicas e particulares no Amazonas, de acordo com dados do IBGE. O percentual de crianças matriculadas era de 13,30%, bem abaixo da média nacional de 35,6%, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP 2020).

A situação é ainda mais grave em Manaus, onde estão mais de 129 mil das 251 mil crianças citadas. Além da falta de acesso às creches na primeira infância, o que chama a atenção é o descaso das obras inacabadas pelos ex-prefeitos da cidade. 

“É triste ver, agora sabendo que ali poderia estar uma creche beneficiando a minha filha e muitas crianças aqui na comunidade. Tem criança dispersa porque a mãe está trabalhando e precisa levar alimento para casa. Querendo ou não é um dinheiro que foi e até agora não teve retorno nenhum”, lamenta Lucy Dantas, vendedora ambulante de Manaus. Lucy busca sua filha mais velha na escola com pressa para retornar logo para casa, onde sua filha mais nova, sem creche, fica com parentes aguardando pela mãe.

Entre 2009 e 2020, mais de 200 obras de creches foram prometidas, mas não cumpridas, por candidatos. Alguns deles estão disputando as próximas eleições e não incluíram o tema primeira infância no debate eleitoral.


Leia a matéria original em Amazônia Real

TAGS

educação infantil

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest
0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
0
É a sua vez de comentar!x
()
x
X