Bebês ajudam a desenvolver computador inteligente - PORVIR

Inovações em Educação

Bebês ajudam a desenvolver computador inteligente

Pesquisadores estão estudando como crianças aprendem para desenvolver máquinas mais humanas

por Redação ilustração relógio 6 de maio de 2012

Pais e professores normalmente se perguntam se os computadores podem fazer com que as crianças fiquem mais inteligentes. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Berkeley, na Califórnia, porém, resolveu inverter a questão: será que as crianças podem fazer os computadores se tornarem mais inteligentes? Por enquanto, a resposta tem sido sim.

O grupo de especialistas, que reúne psicólogos, filósofos e cientistas da computação, vem observando bebês para tentar aplicar os processos naturais de aprendizagem dos pequenos no desenvolvimento de computadores. A intenção é tornar as máquinas mais sensíveis, fazendo com que funcionem de forma mais parecida com o comportamento humano.

Bebês são inspiração para o desenvolvimento de computadorescrédito Aaron Amat / Fotolia.com

Ao observar como bebês interagem com pirulitos, brinquedos que piscam e que tocam música, os cientistas chegaram à conclusão de que essas crianças, por mais novas que sejam, são capazes de elaborar hipóteses, detectar padrões estatísticos e se adaptar constantemente a mudanças. “As crianças são as maiores máquinas de aprender do universo. Imaginem se computadores pudessem aprender tanto e tão rápido quanto elas”, disse Alison Gopnik ao UC Berkeley News Center.

Gopnik, que é psicóloga da universidade e autora de livros como O Cientista no Berço e O Bebê Filosófico, e seus colegas acreditam que o poder do cérebro dos bebês, se replicado nas máquinas, poderia impulsionar o desenvolvimento da inteligência artificial. “Crianças pequenas são capazes de resolver problemas que ainda são grandes desafios para os computadores, como aprender línguas e entender relações causais”, diz Tom Griffiths, especializado em ciência cognitiva computacional.

“Tentamos fazer com que a máquina chegue às mesmas conclusões que as crianças”

Para Griffiths, entender os mecanismos cognitivos dos bebês pode ajudar, por exemplo, a programar um computador para que ele perceba que seu dono trabalha mais lentamente se ele não tomou café ou ainda entender o grau de frustração de um usuário por suas expressões faciais ou tom de voz. “Nós queremos desenvolver computadores mais inteligentes ao fazê-los mais parecidos com as crianças”.

Para isso, o pesquisador está elaborando fórmulas matemáticas a partir da forma como as crianças agem nos experimentos. “O que a gente faz é pegar exatamente os mesmos dados que as crianças fornecem nos experimentos e inserir no computador, para tentar fazer com que a máquina chegue às mesmas conclusões que as crianças”.

Escolhendo o pirulito rosa

Em um desses testes feitos com bebês para entender como suas mentes funcionam, os pesquisadores mostravam dois potes de pirulitos: um com mais pirulitos cor de rosa e outro com mais pretos. Os pesquisadores tiravam, então, um doce de cada pote e ofereciam aos bebês não deixando que eles vissem a cor. Os pequenos tendiam a escolher o pirulito vindo do pote com mais doces cor de rosa. “Nós achamos que os bebês fizeram cálculos mentais para decidir qual opção escolher para ter mais chances de conseguir o pirulito que eles queriam, o rosa”, disse Fei Xu, psicóloga do laboratório de cognição e linguagem.

Veja vídeo, em inglês, sobre a experiência:


TAGS

tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x