Bom professor é aquele que se aproxima do aluno - PORVIR
Crédito: nito / Fotolia.com

Inovações em Educação

Bom professor é aquele que se aproxima do aluno

Pesquisa da Pearson ouviu diferentes grupos para identificar as principais qualidades que devem compor o perfil docente

por Marina Lopes ilustração relógio 20 de abril de 2016

Quais são as principais qualidades que definem um bom professor? De acordo com um estudo produzido pelo grupo editorial britânico Pearson, as competências socioemocionais contam mais do que o domínio de conteúdos ou as habilidades de ensino. Após ouvir familiares, alunos, educadores, administradores, pesquisadores e representantes políticos brasileiros, a pesquisa identificou que no topo da lista aparecem características como relacionamento, profissionalismo, paciência e dedicação.

Realizado entre março e novembro de 2015, o relatório Global Survey of Teacher Effectiveness (Pesquisa Global de Eficácia do Professor, em livre tradução) fez um levantamento em 23 países para identificar quais são as características-chave de um bom professor. No Brasil, que teve resultados semelhantes ao de outros países em desenvolvimento, como México, Índia e África do Sul, foram entrevistadas mais de 500 pessoas nas capitais Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Leia também:
Professor é fator decisivo contra a evasão escolar
4 ideias para aumentar a satisfação do professor com seu trabalho

Para os estudantes brasileiros, a paciência é a principal qualidade de um bom professor (13%). Em seguida, aparecem as características voltadas para o relacionamento (12,8%), o profissionalismo (11,4%) e as habilidades de ensino (7,3%). Já para os líderes escolares, as habilidades de ensino aparecem na primeira posição (11,4%).

Os pais também apresentam uma percepção muito parecida com a dos estudantes, destacando qualidades como profissionalismo (14,2%), relacionamento (13,2%) e paciência (11,8%). Na mesma direção, os professores ainda destacam a dedicação (9,8%) como uma característica-chave, além das outras já apontadas pelos pais e alunos.

Em diferentes posições, algumas características se repetem entre as quatro mais citadas pelos diferentes entrevistados. No entanto, os pesquisadores e representantes políticos ainda destacam outra qualidade, que está relacionada ao gerenciamento da sala de aula (8,4%). Essa habilidade aparece na quarta posição, atrás apenas de relacionamento (12,2%), paciência (12,2%) e dedicação (10,7%), respectivamente.

A partir do levantamento, o estudo traz algumas reflexões para a realidade educacional brasileira, como a necessidade de desenvolver a inteligência socioemocional dos professores para apoiar a construção de relações de confiança. E quando o assunto é formação de professores, os resultados também demonstram que os educadores devem ser treinados para desenvolver liderança e colaboração.


TAGS

formação continuada, formação inicial, pearson, pesquisas, socioemocionais

61
Deixe um comentário

avatar
500
57 Comentários ao conteúdo
4 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
56 Autores
Jandira p BritoTatiane Cantanhede MesquitaLiliane Delfim CostaMaristela Costa CoelhoRosenilde dos Santos Mira Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
Luiz Claudio Alves Farias
Visitante
Luiz Claudio Alves Farias

As opiniões a respeito do que é um bom professor estar criteriosamente relacionada com o público que ele atende e com a gestão da escola,com os familiares e políticos. Há necessidade de se ter um bom relacionamento, habilidades de ensino, paciência, gestão em sala de aula, habilidade no assunto. Caso o professor demonstre falhas em algum deles, há a necessidade de se aprender a lidar com essas falhas e ocupar em outras habilidades mais carentes.

Simone
Visitante
Simone

É uma pergunta complexa, quando nos dias de hoje é difícil administrar uma sala lotada onde você passa a maior parte do tempo solicitando silêncio e atenção; onde a maioria deles com comportamento preguiçoso e desrespeitoso que trazem de casa. Acredito que o bom professor é aquele que além de ensinar, consegue nos fascinar, nos inspirar nos faz gostar daquele conteúdo complicado e as vezes ate a querer ser um deles um dia. Um bom… Ler mais »

Paulo Michele Nunes
Visitante
Paulo Michele Nunes

Muito legal esse texto.

Ana
Visitante
Ana

o bom professor é aquele que ama ensinar e sempre se preocupa a cada ano inovar suas estratégias e práticas, mesmo sendo bem difícil nos dias de hoje, pois passamos mais tempo chamando a atenção do que explorando conteúdos. Porém sou forte e não vou desistir de lutar por uma educação inovadora.

Ismendes Benedita de Souza
Visitante
Ismendes Benedita de Souza

verdade aquilo que fez um ano, deve ser repensado e aprimorado.

Rose
Visitante
Rose

O bom profissional é aquele que trata o próximo com humildade, respeito…Qualquer profissão exige qualificação e aperfeiçoamento diário, mas, tratar todos com respeito mutuo faz a diferença.

Nelma Maria Teixeira Trassatti
Visitante
Nelma Maria Teixeira Trassatti

Concordo plenamente com você Rose.

Rosenilde dos Santos Mira
Visitante
Rosenilde dos Santos Mira

É verdade Rose faz muita diferença, quem não gosta de ser tratado com respeito? nos tornamos uma pessoa, um profissional melhor com forcas para enfrentar os obstáculos e ir em busca de novos aprendizados para sempre estarmos atualizados.

Simone
Visitante
Simone

Quando tratamos nossos alunos com humildades e respeito, ganhamos mais confiança e isso faz grande diferença na transmissão do saber

Joice Aparecida
Visitante
Joice Aparecida

Manter um bom relacionamento com os alunos, tratá-los com respeito e educação ajudam muito. Ser um bom professor é ter um conjunto de qualidades e habilidades, conhecimento e paciência.

Simone Matia da Silva
Visitante
Simone Matia da Silva

De acordo com os resultados apresentados pelas pesquisas, fica evidente a disfunção da escola que seria a “escolarização”. É natural que o relacionamento seja a base de qualquer interação, porém para que isso haja torna-se necessário uma reciprocidade entre as partes.

Eliandro Fagundes
Visitante
Eliandro Fagundes

O professor deve manter um ambiente de respeito e de profissionalismo com seus alunos, acredito que isso gera um ambiente de confiança e a sala de aula se torna um local mais harmonioso onde é possível haver uma troca de conhecimento.

cecilia Matos
Visitante
cecilia Matos

O aluno precisa confiar em seu professor e sentir que o mesmo além de ter conhecimentos em várias áreas está ali pra lhe ensinar, aconselhar e orientar, ou seja, o aluno que admira o professor, consegue aprender e gostar do que o professor ensina.

Marli Siqueira de Morais
Visitante
Marli Siqueira de Morais

Realmente a paciência e o relacionamento são fatores importantes…
Mas a dedicação e o profissionalismo precisam estar juntos

GILVANDETTE DE ALMEIDA CAMARGO
Visitante
GILVANDETTE DE ALMEIDA CAMARGO

Paciência e perseverança. Nunca desistir todo problema tem solução. Mesmo que demanda tempo. Velho dito popular “ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA TANTO BATE ATÉ QUE FURA”…

zenaide Venancio Pereira
Visitante
zenaide Venancio Pereira

Trabalhar de forma dinâmica, comprometida e respeitosa, faz do professor um facilitador do processo de aprendizagem.

Elisângela
Visitante
Elisângela

Ter profissionalismo e ao mesmo tempo ter respeito e compreensão com os estudantes facilita o trabalho do professor e a aprendizagem destes

Marcilene
Visitante
Marcilene

As principais características de um bom relacionamento ou profissionalismo tem que haver algumas qualidades como: paciência e dedicação.

Vera Lucia
Visitante
Vera Lucia

Bem humorado, flexível para resolver conflitos. Perseverante no que faz, no que acredita.

patricia
Visitante
patricia

Ter responsabilidade é o primeiro passo para o sucesso, não devemos desostir

Adriana Lopes
Visitante
Adriana Lopes

Gostar do que faz…Paciência e muita dedicação!

GEANE
Visitante
GEANE

CREIO QUE SER UM BOM PROFESSOR DEMANDA INVESTIMENTO DE FORMA AMPLA: ESPAÇO FÍSICO , PARTICIPAÇÃO DOS PAIS EFETIVAMENTE, TREINAMENTOS QUE CODIZAM COM A REALIDADE , ESCOLA INOVADORA E UM SALÁRIO EXCELENTE PARA COMPRAR LIVROS , VIAJAR E TRAZER NOVAS EXPERIÊNCIAS.

anna
Visitante
anna

ola, bom dia, COMPROMISSO essa seria a melhor qualidade para todos os profissionais em todas areas no mundo, seja a mudança que desejamos no mundo, observamos apenas seres humanos egocêntricos, reclamando do salário, da vida, dos desafios que são instrumentos para nos tornamos seres melhores.Realmente, vamos pena muito até o mundo intimo de cada um de nós trilhar pela buscar da melhoria individual, para daí ser coletiva.gratidão a vida!

PAULO CAVALHEIRO
Visitante
PAULO CAVALHEIRO

Professor, via de conexão para o aluno, basta apenas ele escolher ou ter em mãos, meios para que possa compartilhar suas ideias com as do (s) aluno(s), procurar envolver-se pedagogicamente com o tema proposto pelo professor ou mesmo do aluno, para chegar-se a um resultado de criação e assim vai-se tecendo esta teia de novos conhecimentos.

Rosilene de Lima Souza Moreira
Visitante
Rosilene de Lima Souza Moreira

Ser um bom professor para mim, se caracteriza por aquele individuo humano, aberto para a vida; que tem ou procurar dar um olhar diferenciado para os alunos, idependente de nível, cor ou raça, envolvendo o mais tímido ao mais problemático, buscando resgatar sua autoestima, integrando-o, ressocializando-o no grupo social – a própria sala de aula. Trabalhando estratégias, ações e dinâmicas com objetivo de fazer com que o aluno se sinta pertencente, aceito e querido pelos… Ler mais »

Claudinete
Visitante
Claudinete

Um bom professor tem que ter todas essas qualidades já ditas. Achei bastante pertinentes o texto.

ANA DIONÌSIO
Visitante
ANA DIONÌSIO

Um bom professor precisa respeitar as diferenças, de raça, gênero, religiosa, sexualidade, deficiência. Não existe educação longe do respeito!

Isabelle
Visitante
Isabelle

Acredito que o professor precisa reunir muitas qualidades nobres para conseguir uma boa condução de trabalho e relacionamento com seus alunos.

Rosimere Pessoa
Visitante
Rosimere Pessoa

Sou uma professora iniciante e cheguei à escola com expectativas que foram frustadas. A realidade é bem diferente, cobra-se do professor certas mudanças, e concordo com isso, mas não são apenas os professores que precisam de formação. Os formadores parecem nem ter ideia do que fazem. A maioria das formações são palestras ou cheias de dinâmicas generalizadas sem observar a especificidade de cada área e a real necessidade do professor.

josé edgleison silva
Visitante
josé edgleison silva

gosta do que faz!

Giovana Carla Baiardo
Visitante
Giovana Carla Baiardo

O bom professor é aquele que conhece a história dos seus educandos, suas ansiedades, suas limitações, sua vida, seu interior, suas necessidades, que não só dominam conteúdos e possuem habilidades, mas é capaz de mudar a vida desses indivíduos, tornando-os um ser pensante, atuante e capaz de tomar decisões

Renata Mathias
Visitante
Renata Mathias

O bom professor é aquele que buscar renovar e atualizar seu próprio conhecimento e acima de tudo Que tenha interesse em conhecer seus alunos e tentar envolver as famílias das crianças para que haja uma parceria entre a escola x família.

Giovana Ferreira
Visitante
Giovana Ferreira

A formação continuada é imprescindível para o professor pois por meio dela é possível reavaliar e rever práticas de ensino e desenvolver a empatia; ao terminar a Faculdade se conhece muito sobre teorias, no entanto a prática é adquirida no dia a dia, em contato com os alunos, percebendo as dificuldades e anseios de cada um. O professor é o sujeito capaz de desenvolver no aluno as habilidades socioemocionais, potencializando o aprendizado nas disciplinas tradicionais… Ler mais »

thaisi prim
Visitante
thaisi prim

Ser um bom professor é ser mediador do conhecimento, é ir em busca dos alunos que mais precisam de apoio, é estar em constante aperfeiçoamento…

Renny Almeida
Visitante
Renny Almeida

O professor precisa estar sempre atualizado e ter sensibilidade para perceber as peculiaridades de cada aluno, respeitar as suas origens e a sua visão de mundo e assim agir como um parceiro na rota de novos destinos.

Rosana de Jesus dos S.Picanço
Visitante
Rosana de Jesus dos S.Picanço

A formação continuada é fundamental, o professor precisa estar em constante aperfeiçoamento para acompanhar as mudanças.

Rosilec Sandra
Visitante
Rosilec Sandra

todo aprendizado é válido, ainda mais os relacionados com a profissão de cada um.A formação continuada abre um leque de conhecimentos, propostas e troca de idéias sobre os diversos assuntos pertinentes à didática, como as boas práticas em sala de aula.

Cátia Simone Rodrigues Pinto
Visitante
Cátia Simone Rodrigues Pinto

O professor tem que aliar o conhecimento, interação e afeto. Os alunos precisam se sentir acolhidos para que a troca de conhecimento e aprendizagem aconteça.

Daísa Conceição
Visitante
Daísa Conceição

O professor não basta apenas dominar o conteúdo, é essencial ter amor pelo que faz, dedicação e acima de tudo paciência.

Angela Maria
Visitante
Angela Maria

Realmente difícil concordar e discordar com esta pesquisa. Entretanto é sabido que professores que tem bom relacionamento com seus alunos , e porque certamente ele é paciente, e para isto dedica a ouvir e observar seus alunos e seus conteúdos para poder controlar a sala de aula e poder aplicar seus métodos e por fim ser professor . Está arte realmente é quase uma alquimia. E quando falhamos !! Só resta começar tudo novamente.

Claudene Barbosa
Visitante
Claudene Barbosa

Bastante interessante essa temática. Ter um bom relacionamento interpessoal e intrapessoal também é super importante!

ELAINE ABADIA VIEIRA FERREIRA
Visitante
ELAINE ABADIA VIEIRA FERREIRA

A frase citada pelo Professor Cortella é um dicionário para todos nós. humildade pedagógica. Ninguém sabe tudo. Devemos buscar conhecimentos ; não só de conteúdos, mas em primeiro lugar do meu eu, com quem eu convivo, e levar esta expansão para o meu mundo externo. Ninguém consegue oferecer aquilo que não tem . tudo tem que ser dentro do seu equilíbrio. Pois basta ver os resultados da pesquisa; uma coisa se soma com a outra.Somos… Ler mais »

Ismendes Benedita de Souza
Visitante
Ismendes Benedita de Souza

acredito totalmente que estes conceitos trabalhados neste modulo, faz parte de fato da realidade que vivemos em sala, pois o bom relacionamento com os nossos alunos faz toda a diferença, muitas vezes fazemos esta ligação de carinho e respeito e isto faz toda a diferença do aluno em sala o seu aproveitamento é muito mais positivo, que se nos só cobrarmos resultados.

José Rinaldo da Silva
Visitante
José Rinaldo da Silva

O professor deve exercer com clareza, o seu papel de mediador e problematizador no seu processo pedagógico possibilitando ao educando, participar da educação interdimensional.

Glaukio José de Miranda
Visitante
Glaukio José de Miranda

A formação continuada de professores tem sido entendida hoje como um processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade dos educadores. Ela é realizada após a formação inicial e tem como objetivo assegurar um ensino de qualidade cada vez maior aos alunos.

Neiva
Visitante
Neiva

Para ser um bom professor primeiramente ele deve gostar do que faz e da diferença que representa na vida da grande maioria dos seus educandos, para depois saber aplicar o conteúdo.

Neiva
Visitante
Neiva

Formar um bom professor, acredito eu que primeiramente já está no sangue, logo vem o amor pelo trabalho. Pois se esperar pelo reconhecimento de muitos a paixão de ensinar desmotiva rapidinho.Ser professor não é pra qualquer pessoa, é para quem tem força de vontade e amor ao próximo.Principalmente nos dias de hoje onde temos uma sala de aula lotada de alunos, os recursos não são lá os melhores, as cobranças são grandes e nem sempre… Ler mais »

Rayssa Silva
Visitante
Rayssa Silva

Pontos extremamente importantes,só realça o caminho mais seguro a seguir. Gostei muito desse artigo.

Patricia
Visitante
Patricia

A pesuisa deixou claro o que é possivel perceber em sala de aula e principalmente na relação entre professores, atualmente a grande reflexão deve estar pautada nas relaçôes.

Elenir Alves P. Ferreira
Visitante
Elenir Alves P. Ferreira

muito importante o relacionamento afetivo entre professor e aluno, buscar aproximar também a família na escola para o desenvolvimento do ensino aprendizado, o acolhimento è importante.

Raimunda borges da Silva
Visitante
Raimunda borges da Silva

Respeito mútuo para que haja crescimento profissional,e principalmente uma boa metodologia

Maria das Dores Alves de Souza Santiago
Visitante
Maria das Dores Alves de Souza Santiago

T

Maria das Dores Alves de Souza Santiago
Visitante
Maria das Dores Alves de Souza Santiago

Um bom Professor em primeiro lugar ter amor em sua profissão, ser dedicado,bom relacionamentos com seus alunos famílias e ser autêntico em tudo que faz é estar sempre Inovando?

Janaina Silva de Oliveira Fonsêca
Visitante
Janaina Silva de Oliveira Fonsêca

A paciência, a dedicação, o relacionamento e o profissionalismo são essenciais para a construção e troca de saberes. Temos que desenvolver estas qualidades se quisermos alcançar bons resultados no nosso trabalho e na nossa vida.

X