Campanha usa meme para levantar debate sobre educação - PORVIR
Crédito: Reprodução

Inovações em Educação

Campanha usa meme para levantar debate sobre educação

Mobilização "Meme é Coisa Séria" usa imagens conhecidas para trazer reflexões sobre problemas como a evasão escolar, qualidade do ensino e as dificuldades de envolvimento dos jovens com o currículo

por Redação ilustração relógio 11 de dezembro de 2018

É fácil rir com as reedições de diálogos de histórias da Turma da Mônica ou de cenas de filmes que chegam pelo WhatsApp ou pelo Facebook. Às vezes uma foto fora de contexto de um artista famoso também pode ser suficiente. Por mais simples que possam parecer, os memes conseguem facilmente se proliferar pelos celulares e redes sociais e é nesse ambiente que a Gesta (Galeria de Estudos e Avaliação de Iniciativas Públicas) decidiu criar sua nova campanha “Meme é Coisa Séria”. A intenção do projeto é usar o memes para tratar de assuntos muitas vezes tidos como difíceis e complexos.

– Ricardo Paes de Barros: O aluno manda vários sinais antes de evadir

“A Gesta nasceu com o intuito de disponibilizar conteúdo acadêmico de forma acessível para quem toma decisões, mas temas como a evasão e o abandono escolar afetam a todos e são de interesse da sociedade. A decisão de colocar esses conteúdos em memes busca tornar essa informação parte do discurso cotidiano do brasileiro”, diz Marina Gattás, coordenadora da Gesta. “E hoje não há uma forma para dar vazão tão rápida como os memes, que ao mesmo tempo provocam e informam”.

Para Marina, ao diversificar a comunicação, a Gesta busca agora ir além dos gestores (alvo da fase inicial) e chegar a alunos, professores e familiares. Os memes tratam das 14 causas do abandono escolar mapeadas pelo estudo “Políticas Públicas para a redução do abandono e evasão escolar de jovens”, realizado pelo pesquisador Ricardo Paes de Barros.

Foi dali que surgiram as diferentes hashtags para a mobilização online, tais como: #TODOSNAESCOLA #CADAUMNOSEUTEMPO #DESCOLAAESCOLA #EDUCAÇÃOGERAEVOLUÇÃO #ESCOLAÉLUGARDEAPRENDER #MEMESCONTRABULLYING  #MINHANECESSIDADEÉESTUDAR #NAESCOLAVOCÊNÃOESTÁSOZINHO #OPORTUNIDADESIGUAIS #PARATRABALHARTEMQUEESTUDAR #QUEROCHEGARNAESCOLA e #SEUFUTUROIMPORTA.

Conheça os memes criados para a campanha “Meme é coisa séria”
Entenda mais sobre evasão escolar no estudo completo


TAGS

competências para o século 21, ensino fundamental, ensino médio, equidade, redes sociais, socioemocionais

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x