Choice Day quer engajar jovens em negócios sociais - PORVIR

Inovações em Educação

Choice Day quer engajar jovens em negócios sociais

Movimento que acontece hoje no país pretende realizar ações simultâneas com 5 mil universitários, em 17 estados

por Vagner de Alencar ilustração relógio 12 de novembro de 2012

Aos 21, Alessandra França criou o Banco Pérola, que dá crédito a jovens empreendedores da periferia. Enquanto isso, aos 22, Omar Haddad fundou o Sementes da Paz, empreendimento que pratica o comércio justo de alimentos e produtos. Já Tiago Dalvi, aos 19, abriu o Solidarium, projeto que promove acesso ao mercado para micro e pequenos produtores. Para eles, empreender poderia ser tanto sinônimo de “ganhar dinheiro” quanto de “fazer a diferença no mundo”, o que os une é justamente o fato de terem escolhido os dois conceitos para nortear suas ideias. Esse também é o foco do Choice, programa criado pela Artemisia com o intuito de promover o tema de negócios sociais nas universidades. Para envolver mais jovens no tema, está acontecendo hoje, o movimento Choice Day, que pretende reunir, simultaneamente, 5 mil universitários em atividades que envolvam ações de negócios sociais.

As atividades acontecem em 17 estados do Brasil e serão encabeçadas por 250 embaixadores, jovens lideranças que atuam em suas universidades e que são escolhidos por meio de processos seletivos realizados no país no início de cada semestre. Na última seleção, foram recebidas cerca 500 inscrições das quais foram selecionados 100 jovens.

crédito James Thew / Fotolia.com

Antes de se tornar efetivamente um embaixador, os universitários passam por uma formação intensiva de dois dias em que aprendem sobre o que são negócios sociais, como eles acontecem e são realizados no Brasil e no mundo. Participam também de workshops, dinâmicas de liderança e desenvolvem práticas para replicar o conhecimento em suas universidades.

A segunda etapa da formação inclui um acompanhamento de cinco meses. Os embaixadores recebem desafios semanais e são instigados a replicar o que aprenderam por meio de ações dentro de uma comunidade específica, através de visitas a negócios sociais ou até mesmo na criando workshops dentro de suas universidades. Segundo Talita André, coordenadora de marketing da Artemisia, mais de 12 mil universitários já foram impactados por meio das capacitações realizadas pelos embaixadores. “Essas atividades têm como propósito intensificar as habilidades que esses jovens adquirem na faculdade e envolvê-los com projetos empreendedores que poderão ser desenvolvidos em suas carreiras”, afirma.

Segundo Rafael Augusto, embaixador do Rio de Janeiro, a mobilização está acontecendo de maneira muito crescente, principalmente nas redes sociais, onde a aceitação está sendo alta. “Materiais de divulgação foram criados e distribuídos nas universidades para uma maior aderência dos universitários. O movimento atinge não só as capitais dos estados, mas muitas cidades do interior têm grande destaque como em Pedro Leopoldo, Minas Gerais, em que será realizado o 1º Fórum de Negócios Sociais da cidade, com a presença de empreendedores sociais e discussão do tema com os jovens”, afirma.

Os estudantes interessados podem conferir a programação completa do movimento no site da Choice.

Veja o vídeo de chamada para o evento.


TAGS

empreendedorismo, negócios de impacto social

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x