Com apoio do Porvir, Canal Futura estreia talk show sobre educação - PORVIR
Crédito: Divulgação

Blog

Com apoio do Porvir, Canal Futura estreia talk show sobre educação

Protagonismo juvenil, tecnologias, inovações são os temas dos primeiros episódios do programa que também está presente na internet

por Tatiana Klix ilustração relógio 20 de março de 2018

Um novo programa de bate-papo com especialistas, educadores e artistas sobre temas educacionais importantes entrará na grade do Canal Futura, no dia 22 de março. O Educação na Veia, cujas gravações já são transmitidas ao vivo pelo Facebook, é um projeto idealizado pela Aondê/Conecturma e tem apoio do Porvir, Canal Futura e do Oi Futuro. Pílulas das conversas que acontecem uma vez por mês na Escola NAVE Rio (Rio de Janeiro) também estão disponíveis no canal do programa no YouTube.

O Educação na Veia é apresentado pelo educador Rafael Parente e tem alguns debates mediados pela jornalista e gestora do Porvir, Tatiana Klix. O primeiro episódio vai ao ar no dia 22, às 23h, com reprises nos dias 23, às 17h; 24, às 15h30; e 26, às 11h15. Neste programa, será discutida a importância do protagonismo juvenil para a transformação da educação brasileira. Estarão na tela o aluno Jansen Fonseca, o professor Leonardo Lima, a diretora de finanças do Mapa Educação Ana Akra e o fundador do Caindo no Brasil Caio Dib.

Outros convidados aparecerão na temporada, como Priscila Cruz (Todos Pela Educação), Gabriel Medina (Instituto Unibanco), Fabio Meirelles (Oi Futuro) e Elizabeth de Lima Gil (Rede Estadual de Educação do RJ), Tonia Casarin (autora do Tenho Monstros na Barriga), Elisa Lucinda (atriz e poetisa), Carla Arena (Amplifica) e Karla de Andrade (Escola NAVE), Giselle Santos (Google), Hélio Sales (Conecturma), entre outros.

“O formato do programa surgiu a partir do nosso questionamento de como fazer com que o Brasil se mobilize pela transformação da nossa educação, valorize mais os nossos professores, acredite que todos podem discutir educação, em qualquer lugar, e compreenda com mais profundidade as complexidades do dia a dia nas nossas escolas”, explica Rafael Parente.

“Nossa intenção foi criar uma fórmula inovadora para falar dos assuntos mais importantes para a educação. Queremos ver educadores do “chão da escola”, especialistas e pessoas de outras áreas participando de diálogos necessários, em um clima descontraído e com uma linguagem acessível a todos. Para deixar a energia mais alegre, recebemos bandas e convidados para cantar no programa”, comenta Daniel Nahoum, diretor geral do programa.

Confira as sinopses dos programas da primeira temporada.

Programa 1

Qual é a importância do protagonismo juvenil para a transformação da nossa educação?

Neste programa, o apresentador Rafael Parente recebe o aluno Jansen Fonseca, o professor Leonardo Lima, a diretora de finanças do Mapa Educação Ana Akra e o fundador do Caindo no Brasil Caio Dib, para discutir o que é o protagonismo juvenil e qual a sua importância.

Programa 2

Nele, é discutido o que já sabemos sobre protagonismo juvenil para a transformação da educação e os exemplos incríveis apresentados pelos convidados. Participaram desta conversa o aluno Paulo Vinícius, a cantora Tetiiz, a jornalista Marina Lopes e Márcia Rocha, da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás.

Programa 3

Neste programa, é discutida a importância do protagonismo juvenil, seus maiores desafios e o papel dos gestores e professores. Participam dessa rica conversa a professora Bárbara Portilho, o professor Vagner Pinheiro e a psicóloga e fundadora da ONG Rede Postinho de Saúde, Jullia Salles.

Programa 4

A necessidade do hoje – Educação para o futuro: o que precisa acontecer agora para que consigamos garantir um futuro mais fraterno e justo no Brasil? Quais devem ser as prioridades dos próximos governadores e presidente no nosso país?

Como convidados neste programa temos Priscila Cruz (Todos Pela Educação), Gabriel Medina (Instituto Unibanco), Fabio Meirelles (Oi Futuro) e Elizabeth de Lima Gil (Rede Estadual de Educação do RJ).

Programa 5

Neste programa, há uma excelente conversa sobre como os conceitos de escola, educação (formal e informal) e sistema educacional devem ser modificados nos próximos 20 a 30 anos. Como a experiência de alunos e professores será diferente?

Participam deste programa a autora Tonia Casarin, a diretora da escola NAVE, Karla de Andrade, e uma das criadoras do Amplifica, Carla Arena.

Programa 6

Neste programa, é discutido qual será a influência dos avanços tecnológicos. Robótica, maker, games, realidade virtual e aumentada, inteligência artificial, todos esses tópicos são levantados. Participam desta conversa a Giselle Santos (Google), Hélio Sales (Conecturma), Samara Werner (Tamboro), com mediação de Tatiana Klix (Porvir).


TAGS

educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, participação dos estudantes, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x