Com apoio do Porvir, plataforma Solve for Tomorrow Latam fortalece rede de professores da América Latina - PORVIR

Blog

Com apoio do Porvir, plataforma Solve for Tomorrow Latam fortalece rede de professores da América Latina

por Redação ilustração relógio 28 de março de 2024

Reconhecer e valorizar o trabalho dos professores são princípios do Instituto Porvir desde a sua fundação, e esse propósito acaba de cruzar as fronteiras brasileiras. A Agência de Soluções do Porvir, que cria estratégias de comunicação, conteúdos, experiências e plataformas digitais com o propósito de informar, inspirar e apoiar educadores, foi selecionada pela Samsung para produzir e coordenar o conteúdo da plataforma digital Solve for Tomorrow Latam, lançada neste mês de março e voltada à rede de educadores de todos os países da América Latina.

O Solve for Tomorrow é um programa global da Samsung que estimula estudantes a encontrar soluções para problemas reais de suas comunidades, além de reconhecer os professores que mediam esse conhecimento. Na América Latina, vem sendo realizado desde 2014, com a participação de 350 mil jovens em 20 países latinoamericanos. 

Disponível em português, inglês e espanhol, a plataforma Solve for Tomorrow Latam reúne um vasto repertório de referências e práticas pedagógicas inspiradoras em educação STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Todo o material é criado a partir da experiência de educadores que já participaram do Samsung Solve for Tomorrow ao longo dos últimos 10 anos e desenvolveram projetos STEM em escolas públicas latinoamericanas. 

Para completar a experiência, além da seções “Práticas Inspiradoras”, “Galeria de Projetos”, “Banco de Materiais” e “Glossário”, há recursos em texto, áudio e vídeo para apoiar a construção de projetos STEM nas escolas. Em “Trilha de Projetos”, os usuários podem conferir uma trilha de aprendizagem sobre Design Thinking, que funciona como ponto de partida para os profissionais que querem estruturar projetos para responder a um desafio local.

De acordo com Helvio Kanamaru, diretor de ESG e Cidadania Corporativa para América Latina na Samsung Electronics América Latina, o lançamento da plataforma é mais um passo para materializar e valorizar o talento de educadores e jovens da região. “Dessa forma, endossamos nosso compromisso com uma educação empoderadora, que fomenta o pensamento crítico e criativo na resolução de problemas reais”, afirma. 

Tatiana Klix, diretora do Porvir, explica como o Solve for Tomorrow Latam vai ao encontro da produção do portal porvir.org. “Além de ampliar o nosso impacto, projetos desenvolvidos pela Agência de Soluções do Porvir nos trazem referências e aprendizados que acabam qualificando ainda mais os conteúdos que oferecemos no nosso portal. O trabalho com a plataforma Solve for Tomorrow Latam está sendo muito valioso para nos conectar com professores de toda a América Latina”, diz. “É muito gratificante aprender e contribuir com esses educadores engajados em projetos tão criativos e significativos.”


TAGS

agência de soluções, porvir

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x