Como aproximar as Competências Gerais da BNCC do currículo - PORVIR
crédito: astrosystem / Fotolia.com

Inovações em Educação

Como aproximar as Competências Gerais da BNCC de currículos e práticas pedagógicas

Publicação do Movimento pela Base e do Center for Curriculum Redesign apoia redes, escolas e professores a compreender as dimensões das Competências Gerais e como elas progridem ao longo da educação básica

por Redação ilustração relógio 28 de fevereiro de 2018

O Movimento pela Base e o Center for Curriculum Redesign lançam nesta quarta-feira, 28, o material “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC” que mostra como as Competências Gerais que constam no capítulo introdutório da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) progridem ao longo da educação básica. As competências foram definidas a partir dos direitos éticos, estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no século 21.

O objetivo da publicação é oferecer referências para que redes, escolas e professores possam inserir essas competências em currículos, práticas pedagógicas, materiais didáticos e processos de avaliação da aprendizagem. O documento é resultado de pesquisas realizadas no Brasil e no exterior. Trata-se de um trabalho que ainda está aberto a contribuições da sociedade para que possa ser aprimorado.

Ao estabelecer marcos e indicar como as competências evoluem ao longo da educação básica, o documento torna mais fácil para o professor entender o que os alunos precisam desenvolver e como promover e acompanhar os resultados dessas aprendizagens.

O material é gratuito e está disponível para consulta, compartilhamento e reprodução (mediante crédito). Clique aqui para baixar.


TAGS

base nacional comum curricular, competências para o século 21

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

8 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
8
0
É a sua vez de comentar!x