Como criar um ambiente virtual de aprendizagem com o Edmodo - PORVIR
Crédtio: iStock/MuchMania

Coronavírus

Como criar um ambiente virtual de aprendizagem com o Edmodo

Em 10 passos, educador mostra como criar um ambiente virtual de aprendizagem bem parecido com uma rede social para o professor e sua turma

por Tiago Eugênio ilustração relógio 31 de março de 2020

Parece Facebook, mas não é: o Edmodo é uma rede social que pode auxiliar professores a se conectar com os estudantes de uma forma rápida e descomplicada. Em tempos de coronavírus, escolas e professores foram forçados a modificar por completo a forma como se relacionam com seus alunos. Fomos atingidos por um vendaval “invisível” que levou a educação literalmente para as nuvens. E lá no alto, quem dita o ritmo das coisas é a tecnologia.

Como existe no céu diferentes nuvens, no mundo da tecnologia educacional há inúmeras ferramentas com diferentes possibilidades. Para gerir grupos de alunos a distância, o professor e a escola precisam de um AVA, ou seja, um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Dentre os mais famosos, temos o Moodle, uma plataforma EAD online com código-fonte aberto, gratuita, muito utilizada pelos alunos em escolas e universidades do mundo inteiro. No entanto, não é simples instalar e gerenciar um Moodle e outras plataformas online, mesmo as pagas. A instalação, gestão e personalização desses ambientes levam tempo e demandam grande esforço.

Leia mais:
A escola é responsável pela morte da criatividade? Neurociência responde
Neurociência da curiosidade: por que suas aulas precisam mudar
Livro digital traz reflexão sobre importância da criatividade
‘A criatividade acontece quando não estamos com tédio’

Mas na esteira de softwares complicados, existem os descomplicados, mais enxutos e focados na conexão do professor com seus alunos, distribuição de materiais, entrega de tarefas e até no recebimento de notas e prêmios atribuídos pelo professor. Graças a essas características o Edmodo saí na frente e pode ser uma solução mais adequada para muitos professores, que não contam com auxílio de uma equipe de Tecnologia Educacional em suas instituições de ensino.

No Edmodo, os alunos podem:
– Participar de comunidades;
– Ter acesso a material didático, textos, links de vídeos e outros materiais oferecidos pelo professor;
– Compartilhar mensagens, participar de fóruns;
– Organizar uma agenda de trabalho;
– Elaborar textos e apresentações;
– Entregar tarefas e receber notas e medalhas.

O design do Edmodo é muito parecido com o Facebook, o que torna a ferramenta bastante familiar tanto para o professor como para os alunos. Os professores podem criar inúmeras salas/classes e convidar os alunos compartilhando um código com a turma ou por meio de e-mail. Assim como nas redes sociais, o professor pode criar um mural ou feed (linha do tempo), postando avisos gerais, criar uma enquete, compartilhar fotos, vídeos, links ou textos autorais. Professores também podem criar pequenos formulários ou testes. Cada aluno cadastrado adicionado à classe conta com uma biblioteca com integração ao OneDrive e Google Drive.

Para o professor, a plataforma disponibiliza um painel de controle rápido para revisar, aprovar ou reprovar comentários dos alunos. E ainda conta com recursos incríveis de distribuição de medalhas, uma forma de premiar digitalmente os alunos, pela realização de uma plataforma. Os professores podem criar diferentes medalhas, a partir de imagens da internet ou autorais, para compor uma coleção que pode ser desejada pelos alunos. Nesse sentido, o Edmodo oferece de forma bem rápida e sem necessidade de programação, possibilidades reais de aplicar elementos de jogos no contexto da aprendizagem online, isto é, de gamificar a relação entre o professor e os alunos. Para premiar o aluno com uma medalha, basta entrar no perfil dele e clicar em “Premiar com Medalha” e escolher qual deseja entregar. O aluno enxergará em seu perfil as medalhas atribuídas a ele.

Vamos então a um guia rápido sobre como você pode criar suas salas dentro do Edmodo hoje mesmo:

1 – Acesse www.edmodo.com
2 – Desça a página e mude o idioma para o português
3 – Crie uma nova conta. Você deve escolher uma entre três opções:

– Sou um (a) professor
– Sou um (a) aluno
– Sou um (a) pai/mãe/responsável

4 – Faça o login
5 – Preencha seu perfil: adicione uma foto, informações pessoais, conecte-se a outros professores. O Edmodo também funciona como uma rede social de professores e meio de comunicação entre professor e pai/mãe/responsável.
6 – No menu superior, clique em “salas”. No ícone “+” você pode escolher a opção “criar sala” ou “juntar-se a uma classe”. Caso opte pela última opção, você deverá digitar um código que costuma ser compartilhado pelo professor dono de uma sala/classe.  Se optar pela opção “criar sala”, você será encaminhado para um formulário. Preencha as informações básicas como nome, descrição, ano, assunto e cor do ícone que representará sua sala dentre outras que criadas.
7 – Adicione os alunos via código ou e-mail.
8 – Pronto. Sua sala está pronta. No mural, você já pode iniciar uma discussão, compartilhar materiais, criar enquetes e até agendar suas postagens.
9 – Na biblioteca você pode integrá-la ao seu Google Drive ou OneDrive, permitindo o acesso rápido aos seus arquivos, ou então, pode fazer o upload diretamente do seu computador.
10 – Na página da sala, você já pode criar uma tarefa, um teste ou carregar um teste existente.


TAGS

aplicativos, aprendizagem colaborativa, coronavírus, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x