Competição internacional premia produtos inovadores - PORVIR

Inovações em Educação

Competição internacional premia produtos inovadores

Idea to Product Competion vai eleger e ajudar a viabilizar o projeto mais inovador criado por estudantes latino-americanos

por Vagner de Alencar ilustração relógio 28 de agosto de 2012

Um grupo de estudantes da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) criou um dispositivo que ajuda a reduzir a emissão da poeira do minério de ferro durante o transporte do produto nos vagões de trens. O supressor de poeira, chamado de Fragdust, ajuda a evitar, por exemplo, que partículas do minério sejam liberadas na atmosfera pelo vento ou pela chuva, diminuindo possíveis perdas econômicas, danos ambientais ou até mesmo prejuízos à saúde dos moradores que vivem nas proximidades da ferrovia.

A criação dos mineiros rendeu ao grupo, no ano passado, o primeiro lugar nas edições latino-americana e global do I2P (Idea to Product Competion), competição internacional que elege o produto ou a tecnologia mais inovadora desenvolvida por estudantes de todo o mundo.

Neste ano, estudantes de cursos técnicos, graduação e pós-graduação de diferentes partes da América Latina vão se reunir em São Paulo para a competição que vai escolher a melhor inovação da região, que será apresentada no dia 1o setembro na Fundação Getúlio Vargas, por meio do FGVcenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócio).

Idea to Project Latin Americancrédito Victoria p. / Fotolia.com

Segundo Rene Jose Rodrigues Fernandes, diretor da competição e gerente de projetos FGVcenn, o concurso surge como uma forma de preencher a lacuna que existe entre as invenções que estão sendo desenvolvidas nos laboratórios e a inovação. “O I2P ajuda a transformar pesquisas em produtos que efetivamente terão utilidade para a sociedade e irão gerar riquezas para o país e para seus inventores”, afirma.

Nesta edição, foram inscritos 35 produtos latino-americanos. Desse total, 15 grupos vão participar da semifinal – que acontece nos dias 30 e 31 deste mês –, etapa em que são escolhidos os três finalistas, após a realização de dinâmicas e discussão com os jurados sobre como aperfeiçoar as criações.

O vencedor vai receber como prêmio uma consultoria do FGVcenn para elaborar um plano de negócios e ainda orientação jurídica para contratos e patentes. Além disso, a equipe participará da final global da competição, concorrendo ao prêmio de 10 mil dólares, em novembro, em Estocolmo, na Suécia.

O anúncio dos finalistas é aberto aos interessados e pode ser acompanhado a partir das 8h30, na rua Itapeva, 432, 4º andar, na FGV em São Paulo.

Petróleo

Na edição de 2010, outro grupo de estudantes, também da UFMG, venceu as etapas latino-americana e global ao apresentar um produto que separa a água do óleo. Conhecido como demulsificante, o dispositivo criado especialmente para a separação da água no processo de extração do petróleo, pode custar até 80% menos que aparelhos similares – o que pode representar, por exemplo, 5% de economia no preço final da gasolina. Atualmente, o dispositivo tem a proteção de três patentes internacionais.


TAGS

empreendedorismo, sustentabilidade

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x