Programe-se: eventos entre agosto e setembro - PORVIR

Inovações em Educação

Programe-se: eventos entre agosto e setembro

No Brasil, eventos discutem temas como currículo e bullyng; nos EUA, conferência reúne líderes da educação democrática

por Redação ilustração relógio 10 de julho de 2013

O primeiro semestre letivo chegou ao fim e o segundo já começa com uma lista de eventos que trazem temas ligados à inovação em educação. O Porvir separou uma lista com alguns desses encontros, entre agosto e setembro, para os interessados já irem se programando. O Sala Mundo, que acontece nos dias 6 e 7 de agosto, terá a participação do ministro da Educação, Aloízio Mercadante, para discutir maneiras de melhorar a escola, com temas que vão desde o bullyng até o currículo do ensino médio. Já o encontro “Educação: agenda de todos, prioridade nacional” vai reunir, entre os dias 10 e 11 de setembro, especialistas nacionais e internacionais para refletir sobre as maneiras de articular a educação com outros temas. Um pouco longe, mas não menos importante, o IDEC 2013, que acontece na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, vai discutir a educação democrática por meio de palestras e workshops com os principais líderes dessa metodologia no mundo.

Confira a lista com mais informações:

crédito a_korn / Fotolia.com

IDEC
O IDEC (Conferência Anual Internacional de Educação Democrática) acontecerá entre os dias 4 e 8 de agosto, no campus da Universidade do Colorado, nos EUA. A conferência, organizada pelo (IDEA) Instituto de Educação Democrática na América, vai reunir mais de 800 pessoas, entre pais, alunos, educadores e políticos, para participar de workshops, palestras e debates sobre o tema.

Entre os palestrantes estão o isralense Yaacov Hecht, um dos líderes da educação democrática no mundo, fundador da Escola Democrática em Hadera, Israel; Jane Adhiambo Chiroma, da África do Sul, pesquisadora da Universidade de Stellenbosch, a norte-americana Sabrina Joy Stevens, que trabalha na Federação Americana de Professores e Justo Méndez Arámburu, de Porto Rico, fundador e diretor da Nuestra Escuela.

Inscrições e informações: www.idec2013.org

 

Sala Mundo
O Sala Mundo, que acontece entre os dias 6 e 7 de agosto, em Curitiba, no Paraná, está com inscrições abertas. O evento, que vai reunir pessoas e organizações que desenvolvem projetos na área de educação para discutir maneiras de melhorar a escola, contará com a participação do ministro da Educação Aloízio Mercadante, que apresentará uma palestra chamada “O cenário da Educação Brasileira: realidade e perspectivas” e Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, que vai falar sobre o peso e a importância dos fatores cognitivos na educação.

Outros assuntos que serão abordados durante o encontro são: formas de lidar com o bullying, inserção das humanidades e de temas presentes na literatura universal e o congestionamento curricular do ensino médio.

Inscrições: www.salamundo.com.br
Preços e informações pelo site do evento ou telefone: (41) 3331-5122.

 

Fourt State Leadership Summit
O Fourth State Leadership Summit, que vai acontecer entre os dias 8 e 11 de agosto, em Los Angeles, Califórnia, é uma conferência para estudantes e educadores que queiram melhorar suas habilidades e adquirir experiências para promover mudanças em suas comunidades ao redor do mundo. Desenvolvido pela Summit Schools – grupo de escolas dos Estados Unidos que aposta no protagonismo do estudante no direcionamento de seu aprendizado – e pela Invisible Children – organização que desenvolve iniciativas de educação e cidadania em áreas de guerra–, a conferência quer articular educadores do mundo todo para discutir o futuro da tecnologia na educação, o impacto que professores e alunos podem ter no ensino, além de ouvir os líderes mundiais em direitos humanos e filantropia. Entre os palestrantes estão Jolly Andruville, que atua como embaixadora regional do Invisible Children na África Central e Oriental e Jay Naidoo, presidente da (GAIN) Aliança Global pela Melhor Nutrição e Ben Kessey, diretor executivo e CEO da Invisible Children.

Informações de preço e inscrição pelo site: invisiblechildren.com/fourth-estate-summit/

 

1o Congresso Internacional e 3o Congresso Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem
O 1o  Congresso Internacional e 3o Congresso Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem – Diversidade no Ensinar e Aprender: Educação, Saúde e Sociedade, que acontece nos dias 29, 30 e 31 de agosto, em São Paulo contará com a presença de 100 profissionais da educação e da saúde para discutir maneiras de melhorar a inclusão de pessoas com deficiência e pessoas com dificulade de aprendizagem.

Preços e informações pelo site: www.congressoandea.org.br

 

Congresso Todos Pela Educação
Organizado pelo movimento Todos Pela Educação, o evento gratuito “Educação: agenda de todos, prioridade nacional”, que acontece entre os dias 10 e 11 de setembro, em Brasília, está com inscrições abertas e as vagas são limitadas. O encontro, que será dividido em quatro seções, vai trazer especialistas nacionais e internacionais para refletir sobre as articulações necessárias entre áreas de educação, economia, demografia, ciência política e sociologia.

Informações e inscrições pelo site: www.todospelaeducacao.org.br/congresso

 

11o Congresso Internacional de Tecnologia na Educação
O XI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, que vai acontecer entre os dias 27 e 27 de setembro em Pernambuco, vai reunir educadores brasileiros e estrangeiros para ministrar conferências, palestras e minicursos sobre práticas exitosas do uso da tecnologia nas escolas. O Congresso, cujo tema deste ano é Educação, Tecnologia e Inovação Pedagógica, terá uma exposição para comercialização de produtos e serviços escolares que usam tecnologia, como softwares educacionais, revistas, projetos pedagógicos e sistemas de ensino.

Informações sobre preços e inscrições no site: www.pe.senac.br/ascom/congresso/index.asp


TAGS

tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

4 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
4
0
É a sua vez de comentar!x