Consulta pública sobre uso de telas entra na reta final - PORVIR

Inovações em Educação

Consulta pública sobre uso de telas e dispositivos digitais entra na reta final

Contribuições podem ser enviadas pela plataforma Participa + Brasil, do governo federal

por Redação ilustração relógio 21 de novembro de 2023

ilustração atualização * Atualizado em 28 de novembro com novo prazo para contribuições

A consulta pública lançada pelo governo federal para ouvir a sociedade sobre estratégias para o uso consciente de telas e dispositivos digitais por crianças e adolescentes está na reta final. Para participar, acesse a plataforma Participa + Brasil (para responder, clique em acessar ao final da página) e envie suas contribuições até 7 de janeiro de 2024.

São esperadas contribuições de especialistas, órgãos públicos, iniciativa privada, organizações da sociedade civil, além de pais, mães, familiares, responsáveis e profissionais da educação, saúde e assistência. O material se propõe a ser um recurso baseado em evidências, oferecendo suporte na adaptação à nova realidade tecnológica enfrentada por jovens e adolescentes.

📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades

Além disso, a interação entre crianças, adolescentes, telas e tecnologias digitais é o foco central do podcast “de 0 a 5”, que estreou sua nova temporada no segundo semestre de 2023. Este podcast, iniciado durante a pandemia, aborda vários aspectos e desafios relacionados ao tema, com novas ideias e debates valiosos para os ouvintes.

Ouça agora o podcast

Contexto do uso de telas por crianças e adolescentes

O contexto de uso de telas por crianças e adolescentes no Brasil, um dos países onde se passa mais tempo utilizando smartphones e dispositivos eletrônicos, é preocupante. Segundo um levantamento recente da EletronicsHub, a média diária de uso da internet no país é de nove horas. 

A última pesquisa TIC Kids Online, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, revelou que em 2022, 92% da população entre 9 e 17 anos eram usuários de internet, sendo o celular o dispositivo mais utilizado. E mesmo com restrições legais que autorizam a criação de perfis em redes sociais apenas depois de 13 anos, a pesquisa também alerta para o aumento do uso dessas plataformas por crianças

O governo federal pondera que, como as novas gerações cresceram em um mundo totalmente digital, ainda se desconhecem os efeitos de longo prazo dessa exposição intensa a plataformas digitais, games e aplicativos. 

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que crianças menores de 2 anos de idade não devem ser expostas a telas, enquanto crianças entre 2 e 5 anos devem ter o tempo de tela limitado a, no máximo, uma hora por dia. Já crianças entre 6 e 10 anos devem utilizar telas por uma a duas horas diárias, e crianças maiores e adolescentes, entre 11 e 18 anos, não devem ultrapassar o tempo limite de três horas de tela por dia, incluindo o uso de videogames. 

A iniciativa é uma colaboração entre a Secretaria de Políticas Digitais da Secom/PR, ministérios da Saúde, da Educação, da Justiça e Segurança Pública, dos Direitos Humanos e da Cidadania, e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, com apoio de representantes da academia e da sociedade civil.

* Com informações de Agência Brasil

ilustração atualização * Atualizado em 28 de novembro com novo prazo para contribuições


TAGS

ensino fundamental, ensino médio, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x