Coursera cria seção só para formação de professores - PORVIR

Inovações em Educação

Coursera cria seção só para formação de professores

Plataforma terá 28 cursos dados por universidades e até pelo Moma; eles tratarão de uso de tecnologia até o ensino colaborativo

por Vinícius Bopprê ilustração relógio 3 de maio de 2013

Tablet na sala de aula, cursos on-line gratuitos, arquivos na nuvem, redes sociais. Em meio a tantas inovações, muitos educacores devem se sentir meio confusos de por onde começar. Para ajudá-los a lidar com a chegada dessas novidades, o Coursera vai oferecer, a partir de julho, uma nova categoria de cursos gratuitos para formação de professores do ensino fundamental e médio. As aulas serão realizadas em parceria com sete tradicionais escolas, incluindo a Faculdade de Educação da Universidade de Washington, a Universidade da Califórnia e a Faculdade de Educação da Universidade John Hopkins. Além disso, a plataforma anuncia uma nova rede de instituições de ensino e museus, incluindo o Museu Americano de História Natural (AMNH), o Commonwealth Education Trust, o Exploratorium (museu de ciência, arte e percepção humana) e o Moma (Museu de Arte Moderna) de Nova York.

“Ajudar professores a melhorar suas habilidades é uma contribuição importante que podemos dar para a educação de estudantes de todo o mundo. Estamos muito empolgados com as possibilidades que esses cursos online e gratuitos podem trazer para professores, escolas e cidades”, diz Julia Stiglitz, que supervisiona o desenvolvimento de negócios e parcerias no Coursera.

Coursera lança série de cursos voltados à capacitação de professorescrédito stokkete / Fotolia.com

Serão 28 opções de cursos. A primeira delas, chamada Arte e Investigação: Estratégias do Ensino do Museu para a Sala de Aula, ministrado pelo Moma, já tem data marcada para começar: 29 de julho. Entre os outros cursos estão Primeiro Ano de Ensino – Sucesso Desde o Começo, do New Teacher Center, uma organização sem fins lucrativos norte-americana dedicada à capacitação de professores; Genética e Sociedade – Um curso para educadores, do Museu Americano de História Natural; Fundamentos para o Ensino Virtual, da Universidade da Califórnia; e Engajando os Estudantes por meio do ensino colaborativo, da Faculdade de Educação da Universidade John Hopkins. Eles terão duração de 3 a 4 semanas e o Coursera planeja emitir certificados de realização para os professores.

O fato de o Coursera ter, pela primeira vez, endereçado um público não universitário trouxe à tona a discussão sobre a possibilidade de a plataforma oferecer cursos também para alunos do ensino médio. Por enquanto, garante o Coursera, não existem planos para criar Moocs para estudantes do ensino médio. Mas eles dizem não ser impossível que eles mudem de ideia.

Boas notícias para o Brasil

A Fundação Lemann firmou uma parceria com o Coursera para traduzir o conteúdo da plataforma para o português. Por enquanto, serão traduzidos 12 cursos:

– Pense Novamente: como Raciocinar e Argumentar
– Introdução à Filosofia
– Desenvolvimento de Ideias Inovadoras para Novas Empresas
– Psicologia Social
– Guia do Comportamente Irracional para Iniciantes
– Pensamento Crítico em Desafios Globais
– Fundamentos de Estratégia de Negócios
– Fundamentos para Planejamento de Finanças Pessoais
– Introdução a Finanças
– Introdução à Fisiologia Humana
– A Escrita nas Ciências
– Teoria do Jogos

A Fundação está convidando pessoas que dominam a língua inglesa para colaborar na tradução do conteúdo. Esses tradutores voluntários vão receber certificado emitido pela Fundação Lemann e Coursera, e terão a contribuição mencionada nos créditos finais do vídeo. Para se inscrever, basta preencher um formulário até o dia 15 de junho e aguardar a resposta.


TAGS

carreira, ensino superior

19
Deixe um comentário

avatar
500
10 Comentários ao conteúdo
1 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
11 Autores
Marlene de souzaEliete RibeiroBruno Coriolanopor Patrícia GomesPaula Camargo Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
Marlise Santos
Visitante
Marlise Santos

Essa notícia é incrível! Muito bom mesmo saber que haverá conteúdo voltado especificamente para formação de professores. É preciso traduzir tudo isso para o português. Esse conteúdo é essencial para a formação dos professores brasileiros.

aldair miranda mozer braga
Visitante
aldair miranda mozer braga

Parabéns a Porvir/Coursera pela iniciativa de desenvolver este trabalho, também aqui no brasil. Será uma grande oportunidade p profissionais em geral, em especial nós professores que tanto precisamos de apoio teórico-prático.
……..
Congratulations Porvir/Coursera for the initiative of developing this work here in Brasil as well. It will be a great opportunitty for professionals in general, especially for us teachers who need so much theorical- practice support.

Luiz Henrique
Visitante
Luiz Henrique

Olá,

Tinha que ter a possibilidade de nos cadastrarmos para receber mais informações sobre esses cursos.

Parece ser muito interessantes!

Um grande abraço.

Vanda Pereira
Visitante
Vanda Pereira

Todas as iniciativas colaborativas voltadas para o aprimoramento da educação, refletem positivamente na construção de uma sociedade mais justa, capaz de romper as fronteiras do conhecimento. Portanto buscando novas oportunidades de aprendizagem e contribuindo para o estabelecimento de uma rede de troca de experiências.

César
Visitante
César

A iniciativa é ótima e espero que renda bons frutos, mas não acho legal pedirem o apoio de tradutores voluntários por dois motivos: 1) A qualidade das traduções com certeza será inferior ao trabalho de um tradutor profissional, pois não basta dominar o inglês e ser falante nativo do português para ser um bom tradutor; 2) Isso desvaloriza o trabalho dos tradutores profissionais e pode ser até um abuso dependendo das circunstâncias do projeto. Não… Ler mais »

Raul Vaz da Silva Neto
Visitante
Raul Vaz da Silva Neto

Muito legal! Quero fazer o curso de fisiologia humana e a teoria dos jogos, pois são temas que fazem parte da minha graduação. Ficareinaexpectativa para inscrição e automaticamente aceitação nos cursos. A EaD é uma das maiores revoluções na Educação Mundial e brasileira. Eu diria que ela é tão oumais importante que a presencial, porém a disciplina do aluno tem que prevalecer.

Paula Camargo
Visitante
Paula Camargo

Formação é imprescindível na trajetória profissional, ótima oportunidade. Me interesso pela opção Arte e Investigação: Estratégias do Ensino do Museu para a Sala de Aula,com início em 29 de julho. Como me inscrever?
Obrigada.

por Patrícia Gomes
Membro
por Patrícia Gomes

Olá, Paula. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site do Coursera: coursera.org. Boa sorte!

Bruno Coriolano
Visitante
Bruno Coriolano

Nada sobre ensino de Línguas Estrangeiras?

Eliete Ribeiro
Visitante
Eliete Ribeiro

Gostariamos de receber informações, precisas, sobre os cursos a serem oferecidos.

Marlene de souza
Visitante
Marlene de souza

Adorei a novidade, estou interessada em fazer o curso pensamento crítico em desafios globais ,mas não tenho ideia como posso fazer minha inscrição. Voces poderiam me ajudar?