‘Currículo deve desafiar os talentos dos alunos’ - PORVIR
crédito Karola/ Fotolia.com

Inovações em Educação

‘Currículo deve desafiar os talentos dos alunos’

Em recente TED talk, Sir Ken Robinson fala dos 3 princípios da natureza humana: diversidade, curiosidade e criatividade

por Redação ilustração relógio 31 de maio de 2013

Celebridade entre os amantes de educação e orador mais assistido do TED – suas três palestras já foram vistas mais de 21,5 milhões de vezes –, Sir Ken Robinson está, mais uma vez, tendo um vídeo seu viralizado na web. Ele foi uma das estrelas do TED Talks Education, série promovida neste mês pela famosa marca de minipalestras on-line e retransmitidas pela rede PBS, com a intenção de inspirar estudantes e professores a buscar melhorias na educação do país.

Robinson usa como fio condutor de sua palestra o que chama de “três princípios para a natureza humana florescer” e mostra, com exemplos, como os sistemas escolares não permite que essas características sejam desenvolvidas. O primeiro princípio, diz ele, é que nenhum ser humano é igual, embora os programas educacionais se preocupem em tratar as crianças como seres iguais. “Crianças se desenvolvem melhor com um currículo mais amplo, que celebre seu vários talentos, e não apenas parcela deles”, afirma. O segundo é a curiosidade. “Se conseguir acender a fagulha da curiosidade em uma criança, ela aprenderá sem ajuda extra”, afirma. O terceiro é que a criatividade é inerente à vida e é por isso, brinca ele, “que a cultura humana é tão interessante, diversa e dinâmica”.

Em seus 18 minutos de palestra, entre ironias, brincadeiras e análises sérias, Robinson ressalta as características dos melhores sistemas educacionais, como a individualização do ensino e da aprendizagem, a valorização da profissão de professor e a delegação da responsabilidade e da autoridade do aprendizado às escolas. Na sequência, ironiza o fato de programas que buscam trazer os estudantes de volta para a escola e engajá-los no ensino serem chamados de educação alternativa, quando deveriam ser a opção principal. “O que eles [os projetos de educação alternativa] têm em comum são o fato de serem personalizados, terem forte apoio dos professores, terem conexões com a comunidade e um currículo amplo e diversificado.”

Ficou curioso? Assista!


TAGS

socioemocionais, ted

1
Deixe um comentário

avatar
500
1 Comentários ao conteúdo
0 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
1 Autores
Adriano Borghetti Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
Adriano Borghetti
Visitante
Adriano Borghetti

Muito bom, eu como responsável pela a educação de meus alunos busco a cada dia controlar o clima, promovendo melhores condições de se desenvolverem.