Curso gratuito sobre ensino híbrido começa hoje - PORVIR

Inovações em Educação

Curso gratuito sobre ensino híbrido começa hoje

Aulas, que são dadas pelo site Coursera, são voltadas para professores interessados em personalizar a educação

por Redação ilustração relógio 15 de outubro de 2013

Se você é professor, tem ouvido muito falar em ensino híbrido, mas não sabe direito como fazer para passar a usar essa abordagem em sua prática docente, o Porvir tem um cumprimento e uma dica para você. Primeiro, o cumprimento: parabéns pelo seu dia e por ter aceito o grande desafio de educar nos tempos de hoje. Agora, a dica: o Coursera, plataforma que reúne cursos on-line e gratuitos, começa hoje o Blended Learning: Personalizing Education for Students, um curso de viés prático voltado para explicar a professores como usar o ensino híbrido para personalizar a educação. Ainda é possível se inscrever.

As aulas serão ministradas em inglês por um trio de especialistas de organizações norte-americanas que têm se dedicado ao uso das tecnologias em sala de aula: Brian Greenberg, da Silicon Schools Fund; Rob Schwartz, do New Teacher Center; e Michael Horn, do Clayton Christensen Institute. O curso dura seis semanas e a dedicação estimada que ele requer é de duas a quatro horas semanais. “Nossos alunos merecem uma educação com a qual possam personalizar suas necessidades específicas e descobrir seu potencial. O ensino híbrido pode ajudar nisso. A ideia aqui é pegar o melhor do ensino tradicional das escolas e mesclar com o poder transformador do ensino on-line”, dizem Greenberg e Horn no vídeo de introdução do curso.

crédito kophotos / Fotolia.com

O ensino híbrido não tem uma fórmula única. Por isso, os professores vão apresentar três exemplos de escolas que têm usado diferentes modelos de aprendizado híbrido. Além disso, vão discutir também o papel do estudante no processo de transição do ensino tradicional para esse modelo, as implicações da escolha por essa abordagem na rotina do professor e o impacto que o modelo traz para as escolas, incluindo o uso do tempo de sala de aula, a seleção de softwares de ensino e a utilização inteligente dos dados que os ambientes virtuais trazem.

“Esse curso apresenta os melhores modelos de aprendizado híbrido que temos visto até agora e as escolas que estão trabalhando para chegar próximo do ideal: cada aluno ter a oportunidade de aprendizado que precisa quando precisar. Vamos cobrir as bases do ensino híbrido e mover rapidamente para as implicações do papel do estudante, do professor e as implicações sobre como desenhamos e gerimos nossas escolas”, afirmam os organizadores na página de apresentação do curso.

A intenção também é que os alunos do curso aprendam a prover o aprendizado híbrido por meio de uma experiência de aprendizado híbrido. Até por isso, os organizadores sugerem que os professores que se inscreverem formem grupos de educadores dentro de suas escolas para potencializar os momentos presenciais de troca. Como trabalho final, cada um deverá desenvolver um programa de ensino híbrido adequado às necessidades específicas de sua escola ou classe.

O curso é gratuito. Os interessados em obter uma certificação, no entanto, deverão pagar pelo documento. Mesmo quem não conseguir acompanhar o curso, ao cadastrar-se no ambiente do Coursera o usuário consegue ter acesso a o material didático utilizado pelo Mooc.


TAGS

ensino híbrido, sala de aula invertida

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

3 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
3
0
É a sua vez de comentar!x