Curso online gratuito aborda práticas antirracistas em educação e cultura - PORVIR
Crédito: monkeybusinessimages/iStock

Inovações em Educação

Curso online gratuito aborda práticas antirracistas em educação e cultura

Ao todo, são 50 vagas disponíveis para os encontros de formação online. As inscrições vão até o dia 20/08

por Redação ilustração relógio 17 de agosto de 2022

Museus, escolas, artistas e professores reunidos para criar ações educativas a partir dos acervos de arte, com uma proposta decolonial e antirracista. Esse é o convite do Giralab, laboratório de criação e formação coletiva, aberto a educadores, diretores, coordenadores e orientadores de escolas públicas (do fundamental 2 ou ensino médio), agentes sociais, educadores de museus e de instituições culturais. As inscrições para os processos formativos são gratuitas, e se encerram no próximo sábado, 20 de agosto. 

Ao todo, são 50 vagas disponíveis para os encontros de formação online, que acontecem nos dias 08, 15, 22 e 28 de setembro, quintas-feiras, das 19h às 21h. Será oferecido, também, um curso de extensão opcional, intitulado “Maratona de cocriação de recursos educativos online”. São três dias consecutivos com a participação de profissionais de criação, sociologia, direitos humanos e desenvolvimento. Em grupos, os participantes vão elaborar protótipos de recursos ou práticas educativas (em formato físico ou digital) que serão experimentadas na articulação entre escolas, espaços de cultura e museus. 

Esta é a primeira edição do Giralab, realização do Intermuseus por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Uma seleção de fotografias de autoria de Militão Augusto de Azevedo (1837-1905), pertencentes ao acervo do Museu Paulista da USP/Museu do Ipiranga, será objeto de estudo do projeto, com foco na reflexão sobre memórias, narrativas e territórios. Os resultados dos encontros serão publicados em um site (em construção). 

Confira a equipe de referência e mais detalhes do projeto neste link. 

Leia mais:


TAGS

educação antirracista, formação de professores, museus

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x