Curso para professores trabalha verificação de notícias falsas na internet - PORVIR
Crédito: Freepik

Inovações em Educação

Curso para professores trabalha verificação de notícias falsas na internet

Promovido pelo Instituto Federal de São Paulo, formação online de extensão traz subsídios teóricos e práticos para lidar com o fenômeno das fake news

por Redação ilustração relógio 2 de maio de 2019

Em tempos de disseminação de notícias falsas na internet, trabalhar com os estudantes formas de checar a veracidade dos conteúdos é fundamental. Para oferecer subsídios teóricos e práticos aos educadores que desejam levar esse debate para a sala de aula, o Instituto Federal de São Paulo está com inscrições abertas para o curso online de extensão “Cidadania Digital e Leitura Crítica: como analisar informações falsas”.

Voltado aos professores da educação básica e estudantes de licenciatura, o curso trabalha desinformação e o fenômeno das informações falsas, também conhecidas como fake news. Entre outros tópicos, também trata sobre memória da internet, verificação de notícias, viralização de conteúdos e uso de ferramentas para a checagem de fatos.

Com duração de 30 horas, o curso de extensão será conduzido pela equipe pedagógica Mupi, que oferece cursos e materiais sobre tecnologia, educação e cultura. As instrutoras serão Paula Rodrigues Furtado, mestra em linguística aplicada e fundadora da Mupi, e Rafaely Carolina da Cruz, também mestra em linguística pela Unicamp e pesquisadora da Mupi.

O curso será realizado entre 7 de maio e 7 de julho. Para se inscrever, o candidato deve preencher um formulário online até o dia 5 de maio. A seleção será feita com base na ordem de inscrição. Serão disponibilizadas 150 vagas de ampla concorrência, além da reserva de 40 vagas para negros e indígenas e 10 vagas para pessoas com deficiência.

A formação oferece suporte pedagógico para os participantes tirarem dúvidas por meio da plataforma e do email atividades@mupi.me. Para obter certificado, educador deve realizar todo o curso, completar as atividades e responder ao formulário final de avaliação.

Mais informações estão disponíveis no edital divulgado pelo Instituto Federal de São Paulo, que pode ser acessado neste link.


TAGS

cursos, educação midiática

Deixe um comentário

avatar
500
  Acompanhar a discussão  
Tipo de notificação