Curso para professores trabalha verificação de notícias falsas na internet - PORVIR
Crédito: Freepik

Inovações em Educação

Curso para professores trabalha verificação de notícias falsas na internet

Promovido pelo Instituto Federal de São Paulo, formação online de extensão traz subsídios teóricos e práticos para lidar com o fenômeno das fake news

por Redação ilustração relógio 2 de maio de 2019

Em tempos de disseminação de notícias falsas na internet, trabalhar com os estudantes formas de checar a veracidade dos conteúdos é fundamental. Para oferecer subsídios teóricos e práticos aos educadores que desejam levar esse debate para a sala de aula, o Instituto Federal de São Paulo está com inscrições abertas para o curso online de extensão “Cidadania Digital e Leitura Crítica: como analisar informações falsas”.

Voltado aos professores da educação básica e estudantes de licenciatura, o curso trabalha desinformação e o fenômeno das informações falsas, também conhecidas como fake news. Entre outros tópicos, também trata sobre memória da internet, verificação de notícias, viralização de conteúdos e uso de ferramentas para a checagem de fatos.

Com duração de 30 horas, o curso de extensão será conduzido pela equipe pedagógica Mupi, que oferece cursos e materiais sobre tecnologia, educação e cultura. As instrutoras serão Paula Rodrigues Furtado, mestra em linguística aplicada e fundadora da Mupi, e Rafaely Carolina da Cruz, também mestra em linguística pela Unicamp e pesquisadora da Mupi.

O curso será realizado entre 7 de maio e 7 de julho. Para se inscrever, o candidato deve preencher um formulário online até o dia 5 de maio. A seleção será feita com base na ordem de inscrição. Serão disponibilizadas 150 vagas de ampla concorrência, além da reserva de 40 vagas para negros e indígenas e 10 vagas para pessoas com deficiência.

A formação oferece suporte pedagógico para os participantes tirarem dúvidas por meio da plataforma e do email atividades@mupi.me. Para obter certificado, educador deve realizar todo o curso, completar as atividades e responder ao formulário final de avaliação.

Mais informações estão disponíveis no edital divulgado pelo Instituto Federal de São Paulo, que pode ser acessado neste link.


TAGS

cursos, educação midiática

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x