14 cursos online e gratuitos para apoiar a formação continuada do gestor escolar - PORVIR
Mego Studio/Freepik

Inovações em Educação

14 cursos online e gratuitos para apoiar a formação continuada do gestor escolar

Das finanças ao clima organizacional, confira a seleção do Porvir para ampliar os conhecimentos em diferentes áreas que envolvem o trabalho de quem está na direção

Parceria com Isaac

por Ana Luísa D'Maschio ilustração relógio 27 de outubro de 2023

Manter o currículo em constante atualização com cursos diversos precisa estar nos planos dos gestores escolares. Afinal, cabe a esses profissionais “liderar, coordenar e conduzir o trabalho coletivo e colaborativo para garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem dos estudantes em todos os aspectos de seu desenvolvimento”, como mostra a Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar, documento que ancora a BNC Diretor Escolar (Base Nacional Comum do Diretor Escolar). São dez competências gerais voltadas a quem está à frente da administração da escola, desdobradas em 17 competências específicas em quatro dimensões: relacional, político-institucional, pedagógica e administrativo-financeira.

Pensando na formação continuada de diretores e coordenadores, o Porvir selecionou 14 cursos online e gratuitos, de diferentes universidades e plataformas de estudos, que podem apoiar diversos aspectos que envolvem o dia a dia administrativo e organizacional da escola. Confira!

Relacionadas

O que é ser diretor escolar no Brasil?

ACESSAR

Existe formação acadêmica ideal para um gestor escolar?

ACESSAR

‘Gestor escolar é quem inspira, motiva e aponta caminhos’, diz Anna Penido

ACESSAR

  • Acolhimento e clima escolar (Platafoma Polo)
    O bom clima escolar é um dos fatores centrais para a aprendizagem de estudantes e educadores. Neste curso de quatro horas, são debatidas alternativas de mecanismos de escuta e atuação humanizada para o acolhimento da comunidade escolar. 

  • Gestão escolar (Avamec)
    Este curso integra as ações do Ministério da Educação e está estruturado em quatro módulos: legislação educacional; gestão estratégica; gestão dos aspectos pedagógicos e liderança docente organizacional.

  • A BNCC e a gestão escolar (Avamec)
    O curso aborda o histórico da BNCC e a importância do comprometimento do gestor no desenvolvimento das competências e habilidades para cada etapa da educação básica. Entre os temas centrais, estão: gestão administrativo-financeira, gestão de pessoas, gestão de materiais e infraestrutura e gestão pedagógica.

  • Introdução à gestão de projetos (Fundação Bradesco)
    O que se conhece como “gerenciamento de projetos” é um conjunto de práticas para se realizar projetos da melhor forma possível, independentemente do tamanho e complexidade deles. Trata-se de uma metodologia voltada para a eficiência na realização de tarefas, que vem sendo aprimorada ao longo do tempo. O curso de 10 horas apresenta conceitos fundamentais referentes ao tema.

  • Planejamento e estratégia para gestão escolar (Fundação Getúlio Vargas)
    O curso reúne elementos fundamentais para a educação básica, como o PPP (Projeto Político-Pedagógico), políticas e programas de educação e prática educacional. As aulas apoiam, entre outros tópicos, a descrever propostas e modelos estratégicos de gestão de pessoas, suas características, potencialidades e limitações de aplicação na escola.

Quer saber mais sobre gestão escolar?
Conheça nossos parceiros

Isaac

TAGS

gestão escolar

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x