Como lidar com a indisciplina ​e melhorar o clima escolar - PORVIR
MENU
Buscar
Porvir Inovações em Educação
  • ÚLTIMAS
  • COMO INOVAR
  • MÃO NA MASSA
  • SOBRE NÓS
  • Facebook
    Twitter
    Youtube
    LinkedIn
  • Buscar
  • PT
    EN
  • ÚLTIMAS
  • COMO INOVAR
  • MÃO NA MASSA
  • SOBRE NÓS

TEMAS

  • Curriculo
  • Empreendedorismo em Educação
  • Formação do Professor
  • Gestão da Educação
  • Metodologias
  • Perspectiva do Aluno
  • Pesquisas e Debates
  • Políticas Públicas
  • Tecnologia e Infraestrutura

SEÇÕES

  • Agenda
  • Área do Gestor
  • Blog do Porvir
  • Coluna O Futuro se Aprende
  • Diário de Inovações
  • Documentos Orientadores
  • Glossário
  • Guias Temáticos
  • Podcast O Futuro se Equilibra
  • Porvir em 10 anos
  • Recomendações do Porvir
  • Séries de Reportagens
  • Stories
  • Vídeos
Ken_Cook/Depositphotos

Inovações em Educação

Como lidar com a indisciplina ​e melhorar o clima escolar

Entenda as causas da indisciplina, conheça estratégias para melhorar a gestão de sala de aula e saiba como estabelecer acordos coletivos

por Marina Lopes / Ronaldo Abreu ilustração relógio 23 de maio de 2023

A indisciplina representa um dos principais desafios enfrentados por educadores de todo o país. De acordo com a Pesquisa Internacional de Ensino e Aprendizagem, conduzida pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o Brasil é o país que mais perde tempo em sala de aula tentando controlar os alunos tidos como bagunceiros.

O estudo identificou que os professores brasileiros dedicam, em média, 20% do tempo de aula tentando resolver problemas de comportamento da turma. Isso corresponde a 35 dias letivos perdidos ao longo do ano. Mas qual é a abordagem mais adequada para lidar com essa questão? 

Para o professor e pesquisador Joe Garcia, doutor em educação pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), é fundamental superar as visões e estratégias baseadas apenas no controle social. “Nos parece mais produtivo pensar os desafios representados por indisciplina e violência como oportunidades para uma profunda revisão em nossas visões e práticas pedagógicas”, defendeu o educador no artigo Indisciplina e violência nas escolas: algumas questões a considerar, publicado na Revista Diálogo Educacional. 

Punir é uma solução para a indisciplina?

Apesar da literatura educacional ter avançado nas discussões sobre indisciplina, muitos educadores ainda apostam na ideia de que o fortalecimento unilateral da autoridade é a resposta para conter os comportamentos inadequados. “Na atualidade, ainda persiste, entre muitos educadores, a ideia de disciplina como algo que solicita processos de controle e punição, tendo em vista garantir a manutenção de um determinado estado de ordem”, relatou Joe. 

Esse tipo de intervenção é resultado de um modelo tradicional de ensino que entende a disciplina como um conjunto de regras para conter comportamentos inadequados. Nesse entendimento, a sala de aula ideal seria silenciosa, organizada e praticamente imóvel. Mas será que esse tipo de ambiente favorece a aprendizagem? Como desenvolver competências como comunicação, argumentação, empatia e cooperação em um espaço de controle punitivo? 

Grandes pensadores e educadores adeptos de uma escola nova, como John Dewey e Maria Montessori, não excluem necessariamente a disciplina, mas chamam atenção para um novo papel do educador como um mediador da aprendizagem, capaz de promover a autonomia e a responsabilidade dos estudantes. Diante dessa perspectiva, a disciplina passa a ser entendida como um processo em que os sujeitos participam ativamente do estabelecimento de regras de conduta, considerando valores e objetivos a serem atingidos pela turma. 

A disciplina permite entrar na cultura da responsabilidade e compreender que as nossas ações têm consequências

“A disciplina não é um conceito negativo; ela permite, autoriza, facilita, possibilita. A disciplina permite entrar na cultura da responsabilidade e compreender que as nossas ações têm consequências”, reforça Silvia Parrat-Dayan, pesquisadora da Universidade de Genebra (Suíça), no livro “Como enfrentar a indisciplina na escola”. 

Cultura da responsabilidade e acordos coletivos 

Na Escola Dom Constantino Luers, em Campo Alegre (AL), a construção de uma cultura da corresponsabilização foi um dos caminhos encontrados para lidar com a indisciplina. Com o envolvimento de todos os estudantes, foi construído um contrato de convivência. “Eles mesmos opinavam como deveriam ser as regras para cada setor, para cada problema na escola”, contou a diretora Valquiria de Assis, em um vídeo apresentado pelo Banco de Soluções, do Observatório de Educação do Instituto Unibanco. A partir daí, toda vez que um estudante infringia alguma regra, a equipe gestora convidava para uma conversa e relembrava dos acordos. 

A participação também foi um caminho para reduzir a indisciplina e ampliar o envolvimento dos estudantes na EPG Manuel Bandeira, em Guarulhos (SP). Quando Solange Turgante Adamoli assumiu a direção da escola, ela investiu na gestão democrática para construir relações de maior autonomia com os estudantes.  

“No início de cada ano, professores se debruçam a ‘fazer combinados’ com suas turmas. Porém, o que vemos é uma lista de regras feitas por adultos que é repetida ano após ano, e respondida com uma regra após a outra com um sonoro ‘não pode’ no piloto automático. ‘Combinar’ é definir com, e não impor para. Uma boa roda de conversa com alguém disposto a ouvir o que as crianças têm a dizer é muito mais significativa”, contou em um artigo que escreveu para o Porvir. 

Entendendo as causas da indisciplina 

Para o autor Joe Garcia, a forma como a indisciplina se manifesta na escola pode ser analisada dentro de três grandes dimensões: as condutas dos alunos nas diversas atividades pedagógicas, os processos de socialização e os relacionamentos dos alunos na escola e o contexto do desenvolvimento cognitivo dos estudantes. 

De acordo com ele, a indisciplina não é um fenômeno estatístico que mantém as características ao longo do tempo. Esse fenômeno tem evoluído nas escolas e apresentando diferentes formas de manifestação. 

Isso traz um questionamento: o que é indisciplina hoje e quais são as suas causas? 

É muito difícil encontrar uma causa única para a indisciplina, mesmo que seja manifestada sempre a partir do mesmo sujeito. As causas podem ser externas à escola, como a violência social, o ambiente familiar e a influência exercida pelos meios de comunicação. Ou também podem ser internas, envolvendo elementos como o ambiente escolar, as emoções, as condições de ensino e aprendizagem, as relações, o perfil dos estudantes e a sua capacidade de se adaptar aos esquemas da escola. 

Ações para melhorar o clima escolar 

Ter esse olhar e compreender as diferentes causas da indisciplina ajuda a planejar estratégias de mudança. E, para a intervenção ser efetiva, esses caminhos necessariamente passam pelo envolvimento da comunidade, da família, da escola, do professor e do estudante. 

Na avaliação de Telma Vinha, professora do departamento de psicologia educacional da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), é preciso investir em relações de afeto e de confiança, além de compreender outras questões que podem estar envolvidas no comportamento externalizado por crianças e adolescentes.

Não é uma atitude de um professor ou de um diretor [de forma isolada], mas sim procedimentos institucionais que, quando coordenados, conseguem promover mudanças a médio e longo prazo.

“Temos que atuar com diversos públicos para mudar o clima [escolar], precisamos de procedimentos coordenados. Não é uma atitude de um professor ou de um diretor [de forma isolada], mas sim procedimentos institucionais que, quando coordenados, conseguem promover mudanças a médio e longo prazo”, afirmou em entrevista ao Clube Porvir, em maio de 2022. 

No infográfico a seguir, apresentamos o conceito de clima escolar. Cadastre-se abaixo para receber as partes 2 e 3 que reúnem dicas práticas para sua sala de aula:    

Infográfico Clima Escolar - parte 1
Arte de Ronaldo Abreu/Porvir


TAGS

educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, socioemocionais

Assine nossa newsletter e fique por dentro das tendências em educação

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest
guest
0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários

Assine nossa newsletter e fique por dentro das tendências em educação

TEMAS

TAGS

educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, socioemocionais

GLOSSÁRIO

Socioemocionais

Habilidades não-cognitivas necessárias para enfrentar os desafios do século 21

Saiba mais

LEIA TAMBÉM

Inovações em Educação01/06/2023
Ilustração do post Prêmios de educação 2023 para você inscrever sua prática pedagógica

Prêmios de educação 2023 para você inscrever sua prática pedagógica

Confira links, regras e prazos de inscrição de premiações voltadas a educadores

Inovações em Educação30/05/2023
Ilustração do post Tecnologia social supera barreiras e torna o letramento digital parte do dia a dia do professor

Tecnologia social supera barreiras e torna o letramento digital parte do dia a dia do professor

A oferta de uma infraestrutura adequada possibilita que docentes desenvolvam projetos de maneira mais adequada quando o assunto é tecnologia

Inovações em Educação29/05/2023
Ilustração do post Evasão em escolas privadas: causas, impactos e estratégias de retenção

Evasão em escolas privadas: causas, impactos e estratégias de retenção

Aproximação das famílias e benefício de programas de gestão financeira apoiam a gestão a se diferenciar da concorrência

RECOMENDADAS

Inovações em Educação27/05/2023
Ilustração do post Educação midiática para além da notícia e contra a exploração do medo

Educação midiática para além da notícia e contra a exploração do medo

Diário de Inovações05/05/2023
Ilustração do post Turmas do ensino médio criam e aplicam jogos antibullying em escolas do RJ

Turmas do ensino médio criam e aplicam jogos antibullying em escolas do RJ

Preencha o formulário e baixe gratuitamente o documento


Dados enviados com sucesso!

Caso o download não tenha iniciado, utilize o link abaixo.

Baixar arquivo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das principais notícias, eventos e discussões sobre inovação em educação! Tudo direto na sua caixa de email.

Política de Privacidade

Continue navegando

Informe o email cadastrado para continuar.

NOSSOS PATROCINADORES:

Marcas que apoiam e mantêm a sustentabilidade do Porvir

Árvore Faber-Castell Moderna

Assine nossa newsletter e fique por dentro das tendências em educação

INOVAÇÕES EM EDUCAÇÃO

ÚLTIMAS

COMO INOVAR

MÃO NA MASSA

AGENDA

BLOG

DOCUMENTOS

GUIAS TEMÁTICOS

PORVIR EM 10 ANOS

SÉRIES DE REPORTAGENS

SOBRE NÓS

DIÁRIO DE INOVAÇÕES

GLOSSÁRIO

Facebook
Twitter
Youtube
LinkedIn
Pinterest
Instagram
Porvir

R. Dona Germaine Burchard, 421

Água Branca 05002-061 - São Paulo, SP - Brasil

Queremos te ouvir

Fale conosco
AJOR
Prêmio Professor Porvir: inscreva seu projeto escolar aquiEntrar agora
wpDiscuz
0
0
É a sua vez de comentar!x
()
x
| Reply
X
Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.Ok, entendi!Saiba mais