Cursos gratuitos na USP abordam Projetos de Vida, Ciências e Humanidades - PORVIR
Aleksandr Davydov Photos / Canva

Inovações em Educação

Cursos gratuitos na USP abordam Projetos de Vida, Ciências e Humanidades

Realizado pelo Instituto iungo em parceria com a Faculdade de Educação da USP e o Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas da universidade, o curso é 100% online e gratuito, com direito à certificado.

por Redação ilustração relógio 19 de maio de 2022

Manter-se atualizado é uma tarefa necessária na vida de qualquer professor ou professora. Assuntos como Projetos de Vida, por exemplo, são relativamente novos e, por isso, demandam um aprofundamento e formações específicas.

A Faculdade de Educação da USP, o Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas da universidade (NAP-USP) e o Instituto iungo oferecem quatro formações voltadas para as áreas de Ciências, Humanidades, Linguagens e Projetos de Vida. Com inscrições abertas até o próximo dia 22 de maio, o curso “Repensando o Currículo” é 100% gratuito e online.

A formação sobre Humanidades aborda aspectos da educação antirracista, emancipatória e decolonial. Já a formação de Ciências, propõe uma discussão que coloque os estudantes como protagonistas no debate sobre as relações da produção científica e tecnológica com assuntos como questões ambientais, sociedade, cultura, questões de gênero e étnico raciais, entre outros. 

O Repensando o Currículo também traz uma formação voltada para Projetos de Vida, e trabalha as dimensões pessoal, profissional e social, trazendo a cidadania como uma das metas da educação. Os princípios de Excelência, Ética e Engajamento serão abordados como peças importantes para o desenvolvimento profissional dos professores e gestores escolares – que também podem realizar a formação.

Voltado para professores e professoras de língua portuguesa, língua estrangeira, arte e educação física, do ensino médio ou anos finais do fundamental, o curso de Linguagens mostra a área como meio e meta do processo educativo. São abordados aspectos como língua e escrita, língua e leitura, escrita e letramento, educação artística, entre outros. 

Todos os cursos trabalham usando metodologias ativas, envolvendo ações mão na massa, trabalho colaborativo e interdisciplinaridade. As formações ainda prevêem a elaboração de um projeto integrador, orientado por um tutor do curso e com base nas realidades das escolas dos participantes. 

Os candidatos que desejam participar do processo seletivo dos cursos de Linguagens, Humanidades e Ciências devem estar atuando em sala de aula nos anos finais do ensino fundamental ou ensino médio. No caso dos cursos de Projetos de Vida e Cidadania, gestores, coordenadores pedagógicos ou professores de qualquer disciplina curricular

Para conseguir a certificação, os integrantes devem ter atingido ao menos 75% de frequência e média mínima de sete pontos. 

Inscrições em:  http://repensandocurriculo.org/inscricoes


TAGS

competências para o século 21, cursos, formação continuada

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x