Cursos incentivam que professores sejam criativos e inovem usando tecnologia - PORVIR
Crédito: treety / Fotolia.com

Como Inovar

Cursos incentivam que professores sejam criativos e inovem usando tecnologia

Segunda edição do Programa Prof-Lab, que acontece no Recife, convida professores desbravadores a inovar usando conceitos de design e tecnologia

por Redação ilustração relógio 14 de março de 2016

Para você, qual é o papel da criatividade e inovação na educação? Para um grupo de profissionais do Estúdio Abble de Aprendizagem, da Pipa Comunicação e da ABA Global Education, esses conceitos são tão importantes que eles resolveram criar o Programa Prof-Lab. Trata-se de formações criativas para educadores, que têm como objetivo auxiliá-los a transformar suas aulas e metodologia de ensino, usando conceitos de Design e tecnologia.

A segunda edição dos cursos, que também acontece no Recife, recebeu o título de Professores Desbravadores, deixando claro o público-alvo da formação. A agenda para os meses de abril e maio já está pronta. Nesse período, serão organizados quatro encontros. O primeiro deles, que será realizado no dia 16 de abril, tem como tema Design de experiências de aprendizagem e será ministrado pelos educadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alex Sandro Gomes e Paulo André da Silva.

Em seguida, no dia 30, o designer Alessandro Lima debate  sobre Design Thinking para educadores. A proposta é estimular que professores encontrem soluções criativas para os problemas que enfrentam todos os dias. Já no dia 21 de maio, os professores irão aprender como ligar jogos e educação e ir além da repetição. Esse terceiro encontro será ministrado pelo professor da UFPE, Giordano Cabral, que irá apresentar como novas tecnologias alteram a dinâmica de sala de aula e discutir os desafios no uso dessas ferramentas na escola. Para finalizar o mês de maio, a Produção criativa com TICs é o tema do encontro do dia 28, que será ministrado por Felipe de Brito Lima, mestre em psicologia cognitiva e doutorando em design.

Cada encontro permite uma turma de até 24 cursistas, tem quatro horas de duração e demanda investimento de R$ 120. Os interessados não precisam frequentar as quatro formações, já que elas são independentes. Basta realizar e pagar a inscrição daquela cujo tema mais lhe agrada. Ou, aqueles que optarem pelo pacote com os quatro encontros, ganham um desconto, totalizando investimento de R$ 450.

Nesse link, os interessados podem conhecer um pouco mais sobre os responsáveis pelas formações. As inscrições estão disponíveis aqui.

Em 2015

Segundo Karla Vidal, sócia da Pipa Comunicação e integrante da organização das formações, mais de 50 professores participaram do Prof-Lab 2015. No ano passado, a primeira edição também contou com quatro cursos, ministrados pelos mesmos profissionais desse ano. Os resultados podem ser conferidos nos links:

Design de experiências de aprendizagem

Design Thinking para educadores

Jogos e Educação

Produção criativa com TICs

 


TAGS

cursos, dispositivos móveis, formação continuada, jogos, tecnologia, traga seu próprio dispositivo (BYOD)

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x