Cursos online para professores e gestores escolares - julho/23 - PORVIR

Inovações em Educação

Cursos online para professores e gestores escolares – edição julho 2023

Aproveite o meio do ano letivo para buscar desenvolvimento profissional e atualizar-se com as últimas pesquisas, metodologias de ensino e tecnologias educacionais

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 7 de julho de 2023

Se você está em busca de cursos online para fazer durante o mês de julho ou ao longo do segundo semestre, o Porvir publica abaixo uma seleção de oportunidades para professores e gestores escolares.

O meio do ano letivo é uma época adequada para uma autoavaliação e análise de novas formas de se atualizar em relação às últimas pesquisas, metodologias de ensino e tecnologias educacionais. Ao aprender novas abordagens, é possível diversificar as estratégias pedagógicas, atender às necessidades dos alunos de modos mais eficazes e melhorar os resultados educacionais.

Além disso, é possível buscar conhecimentos específicos dentro de sua área de atuação e abrir novas oportunidades de carreira ou possibilitar o ensino de disciplinas adicionais. E por que não pensar em chances de parcerias e colaboração com outros profissionais? Em cursos online ou presenciais, é sempre possível interagir com colegas de diferentes escolas e níveis de ensino, compartilhar experiências, trocar ideias e discutir desafios comuns.

Confira a lista, que inclui oficinas e cursos, gratuitos e pagos.

MBA em Gestão Escolar 

O Educbank, ecossistema de soluções financeiras para a educação básica, anunciou uma parceria com a USP/Esalq para oferecer bolsas integrais de MBA em Gestão Escolar para diretores de escolas com alto potencial. O objetivo dessa iniciativa é permitir que os mantenedores escolares desenvolvam todo o potencial de suas instituições de ensino e contribuam para a qualidade educacional no Brasil por meio da profissionalização da carreira dos diretores escolares.

A parceria prevê o oferecimento de apoio financeiro do Educbank aos mantenedores de escolas particulares que se destacarem no curso. Como pré-requisito, os candidatos devem possuir diploma de curso superior. Não é necessária formação ou experiência prévia na área de educação.

Modalidade: online
Prazo de inscrição: 14 de setembro
Carga horária: 360 horas + 40 horas/aula de trabalho de conclusão de curso

Aprendizagem visível nas áreas do conhecimento

A Ativa Educação, organização que oferece cursos e consultorias para escolas e instituições educacionais, promove uma série de cursos ao longo de julho. Entre eles está o curso “Aprendizagem visível nas áreas do conhecimento”, que apresenta a proposta de aprendizagem visível e experiências com metodologias ativas.

O participante vai conhecer e saber como aplicar Rotinas de Pensamento Visível propostas pelo Project Zero, da Faculdade de Educação de Harvard, nos Estados Unidos. Exemplos brasileiros serão explorados em diferentes áreas do conhecimento e o participante receberá também uma ferramenta para planejamento de suas aulas.

Modalidade: online
Carga horária: 7 horas
Data do curso: 25 de julho

Educação Matemática para os Anos Finais (gratuito)

Integrantes de grupos de pesquisa sediados na USP (Universidade de São Paulo) e na Concordia University (Canadá) estão oferecendo um curso online gratuito de formação continuada em educação matemática para professores dos anos finais do ensino fundamental. O curso, de nível aperfeiçoamento, tem uma carga horária de 80 horas.

Todo o material utilizado no curso será disponibilizado pela equipe pedagógica, sem custos para os professores participantes. As metodologias abordadas são embasadas em pesquisas científicas e um certificado de conclusão é oferecido ao final do curso.

Modalidade: online
Carga horária: 80 horas
Prazo de inscrição: 12 de agosto

Educação financeira para professores

O curso da DSOP para capacitar docentes em suas vidas pessoais, profissionais e pedagógicas. Os participantes refletem sobre seus rendimentos e mudam seu comportamento financeiro, adquirindo consciência sobre suas finanças. O curso é ministrado pelo especialista em educação financeira, PhD. Reinaldo Domingos.

Os módulos abordam o diagnóstico financeiro, alinhamento de sonhos e propósitos, educação financeira alinhada à BNCC, importância de poupar e investir, além do desenvolvimento pedagógico combinando metodologias ativas com a Metodologia DSOP. Para se inscrever no curso gratuito, os interessados devem enviar seus dados (nome completo, e-mail válido, área de atuação na docência e escola em que atuam) por e-mail para educacional@dsop.com.br, com o título “Inscrição Curso Pocket”.

Modalidade: online

O portfólio como recurso de acompanhamento e avaliação

Neste curso da plataforma Mathema será abordado o tema do uso do portfólio na educação infantil. Os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus estudos sobre avaliação, compreendendo como esta ferramenta pode ser benéfica tanto para a avaliação realizada pelo professor quanto para a autoavaliação do aluno. Além disso, o curso explorará o papel do portfólio como um momento de intercâmbio entre colegas e como uma ferramenta que auxilia no planejamento do professor.

A formação fica por conta de Denise Tonello, mestra em educaçao e pedagogia. Formadora do Mathema, ela também é coordenadora e professora do curso de formação a distância pela Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e desenvolve trabalhos para diversas editoras.

Modalidade: online autoinstrucional

Letrinhas para o encantamento

A pedagoga Kiusam de Oliveira, especializada em administração escolar, orientação educacional e deficiência intelectual, ministra oficina online (via zoom) para educadores com base nos referenciais da Literatura Negro-Brasileira do Encantamento Infantil e Juvenil) e da Pedagogia Ecoancestral. 

O curso é promovido pelo Sesc São Paulo e tem como objetivo explicar como mediar uma história com referências negras e proporcionar orientações para a contação de histórias com elementos ancestrais africanos.

Inscrições a partir das 14h de 10 de julho pela Central de Relacionamento Digital ou app Credencial Sesc SP

Modalidade: online
Data: 19 e 20 de julho
Carga horária: 90 minutos

Projeto Nagô – Formação em educação antirracista

O Projeto Nagô é uma formação online em direitos humanos na perspectiva antirracista oferecida pela UFG (Universidade Federal de Goiás). Destinada a professores de todo o Brasil, a edição atual tem como foco a importância da literatura infantojuvenil no combate ao racismo e às opressões interseccionais relacionadas à raça, classe e gênero.

O objetivo do projeto é explorar livros temáticos produzidos por autores negros que possam servir como base para debates com crianças e adolescentes sobre direitos, valorização da cultura, religião, língua e identidade afro-brasileira. Os encontros ocorrem mensalmente aos sábados pela manhã, totalizando sete encontros ao longo do curso.

Modalidade: online

O papel das bibliotecas comunitárias na formação leitora (gratuito)

O curso da Plataforma Polo tem como intenção promover a reflexão sobre a importância do direito à leitura e à literatura, gerando iniciativas em bibliotecas comunitárias que favoreçam a formação de sujeitos críticos e atuantes na busca da garantia de direitos mais amplos como cidadãos.

Participantes vão conhecer estratégias para a leitura e formação de leitores nas comunidades, bem como práticas de leitura em diversos territórios. Além disso, serão discutidos os processos de mobilização de atores em prol do acesso à leitura e literatura, incluindo a importância da construção de políticas públicas para garantir esse direito. 

Carga horária: 8 horas
Modalidade: online autoinstrucional


TAGS

cursos, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x