De podcasts a documentários, 10 sugestões para celebrar o centenário de Paulo Freire - PORVIR
Crédito: Francisco Brennand/ Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand

Inovações em Educação

De podcasts a documentários, 10 sugestões para celebrar o centenário de Paulo Freire

Conteúdos especiais em diferentes formatos estão disponíveis de forma gratuita

por Ana Luísa D'Maschio ilustração relógio 17 de setembro de 2021

Em comemoração aos 100 anos de Paulo Freire (1921-1997), organizações sociais e institutos rendem homenagens ao patrono da educação brasileira. Entre documentários e podcasts, o Porvir selecionou 10 iniciativas que podem ser acessadas online:

1) Ocupação Paulo Freire | Itaú Cultural
Fotos, vídeos, depoimentos em áudio e uma série de documentos originais estão reunidos na “Ocupação Paulo Freire”, no Itaú Cultural (SP). A exposição presencial, aberta ao público de 18 de setembro a 5 de dezembro, é complementada por atividades online: estão previstos encontros semanais com pesquisadores e intelectuais que estudam ou conviveram com Freire. Mais informações em: www.itaucultural.org.br/ocupacao

2) Festival Paulo Freire 100 anos | Canal Maker
Do cantor Emicida à Monja Coen, o Festival Paulo Freire reúne convidados de diferentes áreas que debatem a influência freiriana na construção da educação dos próximos anos. O programa é apresentado pelo fundador do Fab Lab Recife e Canal Maker, Edgard Andrade, e as entrevistas são disponibilizadas semanalmente.

3) Documentário “Fonemas da Liberdade” | TVE Bahia
A partir de imagens coletadas com seis cineastas, duas emissoras de televisão e três universidades, o documentário “Fonemas da Liberdade” retrata a experiência pioneira de Freire em Angicos (RN), ao alfabetizar 300 cortadores de cana em apenas 40 horas. O projeto é produzido pelo The Literacy Project e está disponível no YouTube da TVE Bahia.

4) Leituras de Mundo: especial Paulo Freire | Grupo Editorial Record
Organizadas pelo Grupo Editorial Record, que relançará 26 livros de Paulo Freire (entre reedições, compilações inéditas e boxes temáticos), as lives no YouTube da editora reúnem escritores e políticos que discutem a obra do pensador pernambucano. Para celebrar a efeméride, o grupo também criou uma página colaborativa, intitulada Centenário Paulo Freire, que convida os visitantes a compartilharem depoimentos, links e eventos relacionados à data.

5) Uma educação com sentido para vida | Instituto Unibanco
O Instituto Unibanco e a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo lançaram uma série com três webinários para tratar do legado freiriano. Entre os pesquisadores e educadores convidados, estão Miguel Arroyo e Nilma Gomes, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e o escritor Sergio Haddad, autor do livro “O educador: um perfil de Paulo Freire”.

6) Esperançar em Paulo Freire | Instituto Claro
Pesquisador em educação e há 20 anos dedicado à obra freiriana, Jason Mafra é um dos especialistas chamados pelo Instituto Claro para compor este especial multimídia. Além do vídeo em que Jason comenta o livro “Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido”, o site traz planos de aula, um podcast com Frei Beto e uma linha do tempo interativa sobre a trajetória de Freire.

7) Manuscritos da “Pedagogia do Oprimido” – download gratuito | Instituto Paulo Freire
Quando exilado no Chile, Paulo Freire entregou os manuscritos de seu principal livro ao amigo e ministro da Agricultura do governo de Salvador Allende, Jacques Chonchol, por receio que o material fosse confiscado pelos militares. O documento foi recuperado em novembro de 2013, entregue pelo próprio Jacques a Lutgardes Costa Freire, filho de Paulo Freire. O download é gratuito: https://bit.ly/pdfmanuscritospo

8) Podcast | Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Intitulado “Eduquê”, o podcast da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (produzido em parceria com o podcast internacional FreshEd) lançou uma série de episódios para celebrar o aniversário de Paulo Freire. Entre os entrevistados, estão o educador e presidente da Associação Angolana para a Educação de Adultos, Vitor Barbosa, e a professora da Universidade do Porto e presidente da direção do Instituto Paulo Freire de Portugal, Luiza Cortesão. https://campanha.org.br/podcast/

9) Podcast | Revista Quatro Cinco Um
“Paulo Freire: vida de professor” é o quarto episódio em formato narrativo publicado pelo 451 MHz, o podcast da revista Quatro Cinco Um. O programa teve a participação da professora Lindjanne Melo, do sociólogo Lutgardes Freire (filho de Paulo Freire), do linguista Marcos Bagno e do escritor Marcelino Freire. A leitura de trechos de cartas de Paulo Freire foi feita pelo escritor Xico Sá. Por que Paulo Freire ainda incomoda tanta gente? Essa é uma das questões respondidas.

10) Um homem do Mundo | Sesc TV
Dirigida por Cristiano Burlan, a série documental de 2019 ganha reprise na Sesc TV para celebrar o centenário, mas está disponível online. São cinco episódios sobre as influências, a experiência no exílio e as bases da formação da educação popular na perspectiva freiriana.


TAGS

autonomia, cinema, educação infantil, educação integral, educação mão na massa, ensino superior, paulo freire

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

2 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
2
0
É a sua vez de comentar!x